29/12/2015 16h40 - Atualizado em 04/07/2022 15h31

Um ano de reestruturação para o DER-ES

O ano de 2015 foi de muitos desafios para o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), assim como para todo o Espírito Santo. Um período de reorganização do órgão, no sentido de avaliar os contratos e obras ao longo de todo o Estado, e de adoção de medidas para que o Espírito Santo tenha uma cartela satisfatória de investimentos em infraestrutura.

Seguindo a linha de ação utilizada pelo Governo do Estado, o DER-ES também adotou uma política de redução dos seus gastos. Considerando 2014 e 2015, comparados os dez primeiros meses dos anos, por exemplo, a queda foi de cerca de 12%, o que representou, aproximadamente, R$ 2.155.750 de economia. “Apesar do ano difícil, tivemos importantes conquistas. Liberamos, por exemplo, os editais de duplicação da ligação entre Cachoeiro-Coutinho, o das obras de ampliação do aeroporto de Linhares e o das intervenções para conclusão da José Sette. Além disso, estamos concluindo a duplicação da rodovia entre Guriri e São Mateus, e vamos iniciar as obras no contorno do Mestre Álvaro”, destaca o governador Paulo Hartung.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) retomou seis obras, com destaque para o reinício da Rodovia Leste-Oeste, que será o novo eixo de desenvolvimento da Grande Vitória e o início da pavimentação da ES 388, no trecho entre a Barra do Jucu e Xuri, na zona rural de Vila Velha. O investimento para a conclusão da Leste-Oeste, que estava paralisada desde 2014, é de R$ 140 milhões. Estão em elaboração no órgão 16 projetos e, só neste ano, foram investidos cerca de R$ 48 milhões em conservação nas rodovias estaduais. Também foram implantados de 16 novos equipamentos de fiscalização eletrônica.

Outras ações em 2015:

• Contratação do projeto e da obra do Contorno Mestre Álvaro, que será de grande importância para a logística do Espírito Santo, retirando, ainda, o trânsito de veículos pesados do perímetro urbano do Município da Serra.
  • Reinício das obras de reabilitação da ES 344 entre São Gabriel da Palha e Vila Valério.
  • Reinício das obras de pavimentação da ES-320, entre Ecoporanga e o distrito de Cotaxé.
  • Retomada da pavimentação da ES 486, nos trechos entre Gironda – Alto Gironda e Itaoca, em Cachoeiro de Itapemirim.
  • Reinício das obras na ES 165, entre Castelo e o distrito de Morro Vênus.
  • Reabilitação das rodovias ES 164 e ES 341, entre os municípios de Alto Rio Novo e Pancas.
  • Reinício dos serviços de pavimentação na ES 289, entre Atílio Vivácqua e São Gabriel.
  • Publicação do edital para ampliação do aeroporto de Linhares, para receber voos comerciais.
  • Publicação do edital para a continuidade das obras na José Sette, no trecho entre a BR 262 e Tucum, Cariacica. Faltam cerca de cinco quilômetros.
  • Publicação de edital para a conclusão das obras na ES 482 entre Cachoeiro de Itapemirim e o distrito de Coutinho.2015 foi um ano de muitos desafios para o
Tópicos:
2015, desafios, DER-ES