19/10/2013 11h55 - Atualizado em 04/07/2022 15h31

Mobilidade: Governo do ES inaugura 2ª etapa do Corredor Bigossi

Foto: Thiago Guimarães / Secom

O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), autarquia vinculada a Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop), inaugurou neste sábado (19) a segunda etapa do Corredor Bigossi, em Vila Velha. São 960 metros de extensão que receberam serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação e urbanização.

"A nossa gestão está fazendo o maior investimento da história do Espírito Santo, com obras estruturantes em todos os municípios do interior, buscando o equilíbrio do desenvolvimento capixaba. Ao mesmo tempo, não deixamos de lado as grandes intervenções necessárias para garantir a qualidade de vida dos moradores da Região Metropolitana, onde está concentrada a maior parte da nossa população. Essa obra faz parte do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM) e já transformou a realidade dos moradores de Vila Velha para melhor, garantindo mais mobilidade e segurança", afirmou o governador.

Emocionado, o secretário dos Transportes afirma que essa é uma obra revolucionária. "Esse é um marco da Região Metropolitana, um pedido antigo da comunidade, uma visão de responsabilidade de homem público. Hoje nós entregamos um corredor metropolitano adaptado ao novo modelo de mobilidade urbana. Hoje o Bigossi liga ao bairro da Glória, reduzindo a viagem em pelo menos 20 minutos", declarou Damasceno.

A nova via segue um conceito moderno, que atende não apenas aos motoristas, mas também aos ciclistas e pedestres que podem transitar em segurança em espaços próprios. Foram construídas pistas com três faixas de rolamento com 3,5 metros de largura em cada sentido, separadas por um canteiro central.

Também foi implantado baias de ônibus segmentadas da pista ao longo do trecho, o que garante mais conforto para o motorista que não terá o fluxo interrompido durante embarque e desembarque de passageiros, e mais segurança para os usuários do transporte coletivo.

Além do governador Renato Casagrande e do secretário Fábio Damasceno, participaram da solenidade a Diretora Geral do DER, Tereza Casotti, o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda, o deputado Federal Carlos Mannato, os deputados Estaduais Hércules Silveira, Marcelo Santos, Janete Sá e demais autoridades.

Para a diretora geral do DER, Tereza Casotti, é muito importante lembrar o antes e depois do Bigossi. “Aqui era um canal a céu aberto que foi todo revertido e agora é um corredor urbano. Vai melhorar a velocidade de quem trafega aqui, o que reflete diretamente na qualidade de vida dos moradores da região”, contou.

O sistema de captação das águas da chuva foi feito em ambos os lados das pistas por meio-fio até as bocas de lobo e, posteriormente, conduzidas até o canal Bigossi por sistema de galerias tubulares de concreto. O Corredor Bigossi representa uma nova alternativa viária, com ligação entre a região do centro de Vila Velha, Terceira Ponte e vias no entorno à Avenida Carlos Lindenberg.

As obras da segunda etapa do Corredor Bigossi somam um investimento de mais de R$ 11 milhões do Governo do Espírito Santo.


Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Setop

Dalila Travaglia

27 9697-6783 27 3636-9617

comunicasetop@gmail.com

Assessoria de Comunicação do DER-ES

Betina Guimarães

27 9754-8048 27 3636-4404

derbetina@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard