16/05/2014 16h29 - Atualizado em 04/07/2022 15h31

Jaguaré recebe investimentos em infraestrutura e agricultura familiar

Foto: Romero Mendonça / Secom

Mais de R$ 20 milhões de investimentos em infraestrutura e agricultura familiar foram anunciados pelo Governo do Espírito Santo, nesta quinta-feira (15), em Jaguaré. Obras de drenagem e pavimentação de ruas, reabilitação de rodovia, construção de ponte e entrega de equipamentos são alguns dos benefícios para o município.

Reabilitação de rodovia e construção de ponte

O Governo, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), autorizou o início das obras de reabilitação da Rodovia ES 430, entre Jaguaré e a BR 101, em Água Limpa. Também está prevista a construção de nova ponte sobre o Rio Caximbau, com 44 metros de extensão. Os investimentos somam R$ 17.592.517,72.

As obras incluem os serviços de drenagem, terraplenagem e pavimentação em um trecho de 10,32 quilômetros de extensão. A nova rodovia terá pistas com 3,5 metros em cada sentido, além de faixa de segurança variável. Para garantir segurança e conforto também aos pedestres e ciclistas, no perímetro urbano do trecho serão implantadas faixas multiuso, com 2 metros de largura e calçadas que variam de 1 a 2 metros de largura.

Pavimentação e drenagem de ruas

Por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) foi assinado convênio para execução das obras de drenagem e pavimentação da Rua Tancredo de Almeida Neves, que liga o Centro ao bairro Palmital. A intervenção terá investimento total de R$ 435.701,55.

A obra faz parte das ações do Programa Rua Nova e irá contemplar uma área de 6.117,68 m², oferecendo mais mobilidade, segurança e qualidade de vida para os moradores e outras pessoas que utilizam a via constantemente. O governador Renato Casagrande destacou os investimentos feitos no município. “Só nesta tarde, estamos trazendo para a população de Jaguaré um investimento superior a R$ 18 milhões em diversas áreas. Nosso compromisso é possibilitar o desenvolvimento equilibrado para todas as regiões do Estado, dando condições e oportunidades para moradores do campo e das áreas urbanas”, pontuou Casagrande.

“A Sedurb tem trabalhado de forma incessante para levar investimentos, como este que anunciamos hoje para todos os municípios capixabas. Estamos trabalhando de forma incansável para que todas as regiões capixabas se desenvolvam economicamente e, principalmente, para oferecer qualidade de vida, segurança e mobilidade para a população”, frisou o secretário da Sedurb, Iranilson Casado.

Rua Nova

O Programa Rua Nova visa à execução de projetos de pavimentação, drenagem e recapeamento asfáltico de vias de circulação de pedestres e veículos em regiões que não possuem tais serviços, de forma a garantir mais mobilidade e, ao mesmo tempo, reduzir os efeitos das chuvas e a poeira.

Vida no Campo

Os agricultores familiares do município de Jaguaré terão à disposição novos equipamentos para melhorar e ampliar as condições de desenvolvimento de atividades agropecuárias.

Nesta quinta-feira (15), o Governo do Espírito Santo confirmou com a Prefeitura de Jaguaré maisR$ 349 mil em novos investimentos, que serão direcionados para aquisição de veículo, máquinas e equipamentos e para a construção de estrutura.

A solenidade para entrega do equipamento e assinatura dos convênios, realizada na praça central de Jaguaré, contou com as presenças do governador Renato Casagrande, dos secretários de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, e de Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Iranilson Casado, de deputados Estaduais e dos prefeitos municipais de Jaguaré, Rogério Feitani; São Mateus, Amadeu Boroto; Linhares, Nozinho Correa; e Vila Valério, Luizmar Mielke.

Os investimentos são por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), dentro do Programa Vida no Campo, com o Projeto Infraestrutura Produtiva.

“Investimentos pontuais como estes têm a capacidade de melhorar a competitividade dos pequenos produtores no mercado. A definição para aplicação dos recursos é organizada de forma democrática, onde os próprios beneficiários determinam o que vão receber. Nesse modelo que administramos temos condições de garantir diversos investimentos e ações realmente em regiões epara os públicos mais dependentes da administração estadual”, destacou o secretário de Estado daAgricultura, Enio Bergoli.

Com o convênio, a Prefeitura de Jaguaré receberá da Seag recursos na ordem de R$ 349.318,34 para comprar caminhão com carroceria e sete implementos para trator (roçadeira hidráulica articulada, pulverizador, carreta de quatro toneladas, sulcador, roçadeira, distribuidor de calcário e grade) e para construir um galpão pré-moldado.

“Temos muito a agradecer ao Governo do Estado e ao governador Renato Casagrande por esse conjunto significativo de investimentos que Jaguaré recebe, não só para a área agrícola, mas também para melhorar a infraestrutura em nosso município. As cidades do interior, sem o apoio do Governo, não têm condições ideais de atender as necessidades da população. Por isso é muito importante termos um Governo equilibrado e eficiente”, destaca o prefeito de Jaguaré, Rogério Feitani.

Além dos recursos do convênio, a Seag repassou nesta quinta-feira (15) ao município, uma retroescavadeira no valor de R$ 156 mil. A máquina, adquirida com direcionamento de emenda parlamentar estadual, vai servir para trabalhos nas áreas rurais do município.

Assessoria de Comunicação e Marketing do DER-ES

Betina Guimarães