24/05/2014 13h59 - Atualizado em 04/07/2022 15h31

Governo ES entrega 1ª etapa do Corredor Urbano Saída Sul

Foto: Divulgação DER-ES

Dignidade. É o que representa a entrega da primeira etapa das obras de implantação do Corredor Urbano Saída Sul, em Vila Velha. A conclusão das intervenções na Avenida Capixaba e nas ruas Angelino Pratti e Doralice de Queiroz foi recebida com muita alegria pelos moradores da região, que participaram da solenidade de inauguração realizada neste sábado (24).

Além do governador Renato Casagrande, estiveram presentes na cerimônia o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno; o secretário de Estado de Governo, Samir Nemer; subsecretários; a diretora do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Tereza Casotti; o Prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda; vereadores e lideranças comunitárias do Município; o deputado federal Cesar Colnago, entre outras autoridades.

Casagrande, durante seu discurso, ressaltou a transformação do local após as intervenções. "Essa é uma região densamente povoada, com presença de uma universidade, do Fórum, empreendimentos comerciais. Quem viu a Avenida Capixaba e outras ruas sem pavimentação, sem drenagem, sabe o que esta obra significa", afirmou.

O secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, destacou que esta é uma obra de mobilidade cujos benefícios vão muito além. "Agora o valão está coberto, a avenida pavimentada e urbanizada, com calçada e ciclovia. Isso estimula as pessoas. É possível perceber que muitos moradores estão reformando ou pintando suas casas, pois a autoestima do bairro melhorou", ressaltou.

A diretora geral do DER, Tereza Casotti, também destacou os benefícios das obras para os moradores do entorno. "As obras atingem o objetivo de realizar uma importante ligação viária, e ainda proporcionam um grande bem estar para a comunidade, que agora já não convive com um valão a céu aberto e pode circular de bicicleta e a pé em segurança. O trabalho urbanístico realizado aqui é realmente muito bom".

Já o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda, citou o aniversário do município, comemorado nesta semana, e afirmou que a entrega dessa obra era mais um presente para a cidade. "Nós estamos recebendo essa obra hoje exatamente em cima do que antes era um valão. Essa, somada a todas outras intervenções oriundas da parceria do Governo do Estado com o município, vai mudar a realidade dos alagamentos na cidade", disse o prefeito.

A moradora Fátima Barbosa, vizinha da Avenida Capixaba, comemorou a entrega da obra. "Agora nossa rua está linda. Nossos amigos agora vêm até aqui com alegria. Há espaço para ciclistas e para pedestres", comentou. Já a moradora Sandra Mara, que é cadeirante, destacou a melhoria da acessibilidade. "Antes eu não tinha nem como sair de casa, pois tinha medo de cair no valão. Agora é seguro, tenho facilidade para me deslocar. Só tenho coisas boas para falar dessa obra", disse.

A implantação do Corredor Urbano Saída Sul irá possibilitar a ligação do Corredor Bigossi à Rodovia ES 060, conhecida como Rodovia do Sol, em Vila Velha. O corredor será uma alternativa de tráfego para quem se desloca da Capital, pela Terceira Ponte, para a região continental de Vila Velha e para Guarapari, garantindo mais mobilidade e desafogando vias que hoje recebem um grande fluxo de veículos, especialmente em horários de pico. O Investimento total é de R$ 20 milhões e a previsão de conclusão de todos os trechos é o segundo semestre de 2014.