18/06/2014 10h54 - Atualizado em 04/07/2022 15h31

Governo ES anuncia projeto da 3ª Ponte em Colatina

Foto: Fred Loureiro / Secom-ES

O Governo do Espírito Santo anunciou, nesta segunda-feira (16), que contratará o projeto da 3ª Ponte de Colatina, durante a apresentação do Plano de Mobilidade do município, elaborado pela Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), que visa preparar a cidade e Região para a expansão urbana.

O governador Renato Casagrande destacou a importância do Plano e de uma nova ponte para o município. “O diagnóstico para a construção da ponte é um marco para o desenvolvimento de Colatina e de cidades vizinhas. Ele surgiu de Plano de Mobilidade bem elaborado, baseado em estudos técnicos, que identificou a necessidade da intervenção e o local de sua construção, que trará segurança, conforto e qualidade de vida para os colatinenses e cidadãos dos municípios do entorno”, frisou Casagrande.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) já está autorizado a fazer o termo de referência para a licitação de contratação da empresa que elaborará o projeto para a 3ª Ponte do município de Colatina.

Mobilidade

A proposta do Plano de Mobilidade visa reduzir a distância e o tempo de viagem, além de possibilitar melhor desempenho das pontes e da rede viária com menor saturação e maior velocidade do tráfego. Os projetos viários devem incluir infraestrutura cicloviária, em continuidade e conectividade com o sistema existente.

O projeto para a elaboração de Planos de Mobilidade Urbana contemplou seis municípios em diferentes regiões do Estado. Os planos, que contaram com investimento de R$ 6.700.498,37, beneficiaram também os municípios de Guarapari, Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz e Linhares.

O objetivo da ação é contribuir para a mobilidade de pessoas e bens no espaço urbano de forma segura, confortável, com tempos aceitáveis, custos acessíveis, eficiência energética e impactos ambientais reduzidos, utilizando todo o sistema de mobilidade urbana.

Com base nos estudos urbanísticos e projeções demográficas, onde foram identificadas as áreas de expansão da cidade, foram realizadas diversas propostas, dentre ela a rede viária futura e a localização para a nova ponte em binário com a ponte Florentino Avidos.

O subsecretário de Estado de Saneamento e Habitação, Eduardo Calhau, frisou a importância da população na elaboração dos estudos. “Durante a elaboração dos estudos foram realizadas oficinas, seminários e pesquisas de campo, que possibilitaram conhecer mais a fundo as demandas de cada município, por meio de diálogo com a população e com a gestão municipal”, destacou Calhau.

Demandas regionais

Durante a elaboração dos estudos foram realizadas oficinas, seminários e pesquisas de campo, que possibilitaram conhecer mais a fundo as demandas de cada município, por meio de diálogo com a população e com a gestão municipal.

Também foram realizadas entrevistas visando levantar dados relativos às sinalizações das principais vias que integram o sistema viário das regiões, avaliação do transporte público coletivo, veículos não motorizados, pesquisa de origem e destino, dentre outras. As entrevistas foram utilizadas como instrumento na realização do planejamento municipal de transportes, por representarem uma fonte de dados para o conhecimento da natureza dos deslocamentos da população no espaço urbano.

As intervenções priorizam a locomoção de pedestres, garantindo o acesso seguro também a ciclistas, usuários do sistema de transporte público e motoristas.