05/09/2013 12h50 - Atualizado em 04/07/2022 15h31

Governo do ES inicia obras do Contorno de Cariacica

Foto: Romero Mendonça / Secom

O Governo do Espírito Santo faz mais um grande investimento em Cariacica. A cidade ganhará uma nova via que vai garantir mais segurança e mobilidade urbana para os capixabas. O início da obra do Contorno de Cariacica foi autorizado pelo governador Renato Casagrande, nesta quarta-feira (04), durante solenidade e com um investimento de R$ 24.063.859,71, que integra o Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM).

Com a implantação do Contorno, moradores de 27 bairros serão beneficiados e motoristas que precisam se deslocar da Região Serrana para o Norte do Estado passando pelo município terão redução no tempo de viagem ao utilizar o novo acesso. A obra será realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), autarquia vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop).

O governador frisou que a obra faz parte do PMM e atenderá não só ao município, mas a toda Região Metropolitana. “As obras do Programa de Mobilidade Metropolitana estão mudando a paisagem da Grande Vitória. Além do Contorno de Cariacica, estamos investindo também na implantação dos corredores exclusivos para ônibus, o BRT; vamos construir a Quarta Ponte e implantar o aquaviário. É um grande investimento em mobilidade e Cariacica será beneficiada. Só faz este tipo de investimento quem tem planejamento, quem tem gestão. Garantir a mobilidade é fundamental e nós estamos trabalhando para isso”, disse Renato Casagrande.

As obras representarão uma nova alternativa para os veículos provenientes, principalmente, da Região Serrana, como Santa Leopoldina e Santa Maria de Jettibá.

Além disso, o Contorno vai possibilitar melhores condições de tráfego na Rodovia José Sette, no perímetro urbano de Cariacica, uma vez que será possível chegar à BR 101 pela nova rodovia, sem que seja preciso atravessar a cidade.

O secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas Fábio Damasceno frisou que a obra vai garantir mais segurança para moradores de Cariacica e motoristas que circulam pelo centro do município ao contribuir para a retirada do trânsito pesado na localidade. “Estamos fazendo um investimento recorde em mobilidade. O Contorno de Cariacica é uma obra do PMM que irá retirar o trânsito caminhões que transportam todo tipo de carga pesada no trecho que passa pelos bairros Areinha, Centro, Porto belo, próximo a Flexal II, Campo Verde Santana José Sette. Eles terão um novo acesso, que permitirá um trajeto mais curto até a BR-101, nas proximidades do Contorno”, disse Damasceno.

“O Contorno vai permitir um ganho de tempo na viagem, tanto para veículos de passeio, como para caminhões que transportam a produção gerada na Região Serrana, como hortaliças e produtos regionais. Estamos encurtando distâncias e possibilitando mais oportunidades para o desenvolvimento do Espírito Santo”, afirmou a diretora-geral do DER, Tereza Casotti.

Com a obra serão beneficiados os bairros Alice Coutinho, Antônio Ferreira Borges, Areinha, Cariacica sede, Flexal II, Ibiapaba, Limão, Morrinhos, Morro Novo, Mucurici, Nova Brasília, Nova Esperança, Nova República, Nova Rosa da Penha, Porto Belo I e II, Porto de Cariacica, Prolar, Santa Luzia, Santana, São Francisco, São João Batista, Vila Capixaba, Cajueiro, Vila Independência, Vila Merlo e Vila Prudêncio.
Participaram do evento, o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas Fábio Damasceno, a diretora-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) Tereza Casotti, o secretário de Estado Segurança Pública, André Garcia, o prefeito do município, Geraldo de Oliveira Júnior, além de deputados estaduais, lideranças do município e comunitárias.

Obras

O projeto do Contorno de Cariacica prevê a construção de 9,7 quilômetros de extensão de rodovia, localizados entre a ES 080, na altura de Aruaba, em Cariacica, e a BR 101, no Contorno de Vitória.

Serão implantadas pistas simples, com 3,5 metros de faixas de rolamento em cada sentido, e acostamentos com 2,5 metros nos dois lados da via. Serão construídas duas pontes.
Por se tratar de uma área rural, com fazendas no entorno, ao longo de toda a extensão serão construídas duas passagens de gado.

Assessoria de Comunicação e Marketing do DER-ES

Betina Guimarães