31/05/2014 14h39 - Atualizado em 04/07/2022 15h31

Governo do ES autoriza Contorno de São José do Calçado

Foto: Romero Mendonça

Na manhã deste sábado (31), o Governo do Espírito Santo autorizou o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) a dar início às obras de implantação do Contorno de São José do Calçado, na Rodovia ES 484. Também foi autorizada a implantação da telefonia móvel e Internet 3G na comunidade de Airituba e foi firmado convênio para obras de drenagem e pavimentação da Travessa Elcio Tatagiba, na sede do município, no valor de R$ 880.950,47.

"Hoje temos o anúncio de uma grande obra viária para melhorar o fluxo de veículos no município, a telefonia e a Internet para uma comunidade do interior, além de obras de infraestrutura viária na sede. Todas as intervenções são para garantir mais qualidade de vida aos moradores de Calçado, para que quem vive aqui tenha as mesmas oportunidades e desenvolvimento experimentado nos grandes centros. O importante é que os serviços e obras do Estado cheguem a quem mais precisa", destacou o governador Renato Casagrande.

Contorno da cidade

O projeto de engenharia desenvolvido pelo DER prevê a construção de pistas simples, com 3,5 metros de largura em cada sentido, além de faixa de segurança de 2,5 metros de largura. O Contorno irá permitir desafogar a região urbana do município, garantindo mais segurança aosmoradores, além de proporcionar mais capacidade de tráfego ao motorista que atravessa a cidade. As obras somam um investimento de, aproximadamente, R$ 15 milhões do Governo do Espírito Santo.

Recorde de investimentos

O Governo do Espírito Santo, por meio dos Programas de Ampliação e Reabilitação da RedeRodoviária (PAR), de Mobilidade Metropolitana (PMM) e do (Proedes), está garantindo ao Estado um investimento recorde em infraestrutura.

Desde 2011, o DER já investiu mais de R$ 2 bilhões e inaugurou aproximadamente 772 quilômetros de novas vias. Além disso, o Departamento está desenvolvendo projetos que equivalem a 1.800 quilômetros e, atualmente, possui 880 quilômetros da malha viária estadual em obras. O DER está presente em todos os municípios capixabas, realizando ações de conservação nos mais de 6 mil quilômetros de malha rodoviária.

É importante frisar que o Espírito Santo é destaque nacional quando se avalia a proporção de vias pavimentadas. Enquanto a média nacional é de 51% de trechos pavimentados, o Estado já possui mais de 55%de sua malha viária asfaltada. É por meio de muito planejamento e trabalho que os capixabas de todas as regiões terão agora mais oportunidades de desenvolvimento e garantia de bem estar por meio de rodovias mais seguras.

Pavimentação e drenagem de ruas

As intervenções, que contemplam uma área de 3.058,15 m², fazem parte do Programa Rua Nova,da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), e visam levar qualidade de vida, conforto e mobilidade para a população.

Para o secretário da Sedurb, Iranilson Casado, a obra oferecerá mais qualidade de vida e segurançapara os moradores. “Essa intervenção é um desejo antigo da população e irá contribuir para o bem estar dos moradores e também para o desenvolvimento econômico da região”, destacou Casado.

Rua Nova

O Programa Rua Nova visa à execução de projetos de pavimentação, drenagem e recapeamento asfáltico de vias de circulação de pedestres e veículos em regiões que não possuem tais serviços, de forma a garantir mais mobilidade e, ao mesmo tempo, reduzir os efeitos das chuvas e a poeira.

Telefone celular em Airituba

Com investimento de R$ 300 mil, a comunidade de Airituba vai contar em breve com telefonia e Internet 3G para usar os serviços de voz e dados da operadora Vivo, vencedora da licitação. "Essa assinatura faz parte da 2ª etapa do programa Comunicação no Campo, que vai instalar, até novembro, os serviços em 71 localidades rurais de 60 municípios capixabas", explicou o secretário daAgricultura Enio Bergoli.

Também foi firmado convênio para a reforma da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, no valor de R$ 142.995,62, com R$ 42.995,62 em contrapartida da prefeitura.

Betina Guimarães Assessoria de Comunicação e Marketing do DER-ES

Tel. 27 3636 4404 / 9754 8048