15/08/2019 16h14

Sistema e-Docs agiliza trâmites de processos no DER

Equipe do ELPI do DER

Órgão ocupa o primeiro lugar entre os órgãos do Governo no que se refere à autuação de processos diversos, excluindo pedidos de diárias.

Processos administrativos com páginas e mais páginas, que ocupavam espaço em mesas e arquivos, demorando para serem despachados. Essas são coisas do passado na rotina dos funcionários do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES). Desde junho, os servidores passaram a utilizar, de forma definitiva, o sistema corporativo para gestão e tramitação de documentos e processos digitais do Governo do Estado (e-Docs).

Desde a adoção do sistema, o DER já autuou 2.238 processos, sendo 1611 correspondentes a diversas questões (não-diárias), e o restante na concessão de diárias. Os números relativos aos processos diversos de diárias correspondem a 53,4% do total já autuados pelo Governo do Estado, perfazendo um total de 3018 processos. Deste grupo, o DER ocupa o primeiro lugar entre os órgãos do Governo.

Segundo o coordenador do Escritório Local de Processos e Inovação (ELPI) do DER, Vitor Martins, os dez integrantes do ELPI já vinham treinando os servidores para a adoção do sistema desde o início do ano. “Além dos funcionários que atuam na sede, em Vitória, levamos o treinamento os servidores estão lotados nas sedes regionais localizadas em Cachoeiro do Itapemirim, Colatina e Vila Velha”, disse.

Desde a conclusão do treinamento em janeiro, todos os processos de pedidos de diárias solicitados passaram a ser feitos através do e-Docs, sendo esse o primeiro trâmite a ser adotado pelos servidores, enquanto os outros processos ainda estavam sendo ajustados para utilização da ferramenta.

 Ao utilizar o sistema, os processos estão sendo despachados com mais agilidade, proporcionando também economia com o gasto de papel, que era necessário no antigo método.

Mais facilidade para o cidadão

Além dos processos internos, que são abertos para compra de material, projetos de engenharia, medições de obras, pagamento de serviços como gás, luz e outros, o e-Docs está facilitando a vida do motorista que é autuado em vias estaduais, uma vez que ele não precisará mais levar cópias de documentos para protocolar a indicação do condutor na Declaração de Indicação de Real Condutor (Dirc), ou seja, quando o motorista autuado não é o condutor do veículo no momento da infração.

Todos os documentos exigidos serão digitalizados e, desta forma, o andamento do processo poderá ser acompanhado pelo motorista diretamente pela internet.

A utilização do e-Docs facilita a elaboração, execução e controle dos processos organizacionais, além de fomentar a gestão local da inovação e difundir a cultura e práticas inovadoras.

 

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação do DER-ES
Felipe Mansur Valinho
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