Programa Eficiência Logística do Espírito Santo

O objetivo do Programa Eficiência Logística do Espírito Santo é contribuir para aumentar a competitividade do Estado do Espírito Santo (ES), por meio da melhoria da logística de carga e sua integração nacional e regional.

Os objetivos específicos são:

(i)melhorar o nível de serviço das estradas estaduais relevantes para as conexões portuárias;

(ii)melhorar a conectividade da Rede Rodoviária Estadual com os portos, minimizando os impactos negativos nas áreas urbanas afetadas; e

(iii)melhorar a eficiência dos processos de intervenção rodoviária do DER-ES.

Do Programa Eficiência Logística do Espírito Santo participam:

-O Governo do Estado do Espírito Santo como entidade promotora e responsável pelo Programa;

-O Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado do Espírito Santo – DER-ES, como órgão executor do Programa e

-O Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, como principal agente financiador.

O Programa Eficiência Logística do Espírito Santo tem um orçamento da ordem de US$ 271.000.000,00 (Duzentos setenta e hum milhões de dólares), sendo 80% de recursos provenientes do BID e 20% de contrapartida do Estado.

O Programa compreende os seguintes componentes:

Componente 1. Projetos, reabilitação, implantação e manutenção da infraestrutura rodoviária do
Espírito Santo:

Este componente financiará:

(i)a elaboração de estudos e projetos de engenharia;

(ii)obras de reabilitação, duplicação e implantação de rodovias de acesso portuário pertencentes à Rede
Rodoviária Estadual, incluindo as intervenções em áreas urbanas;

(iii)recuperação funcional e manutenção por nível de serviço das rodovias estaduais;

(iv)medidas de mitigação socioambiental relativas às obras do Programa;

(v)gastos de desapropriação; e

(vi)supervisão técnica e ambiental das obras.

Componente 2. Desenvolvimento da capacidade do DER-ES:

(i) Esse componente financiará o desenvolvimento de ferramentas de apoio ao DER-ES priorizando soluções inovadoras de gestão;

(ii) Elaboração de manuais, procedimentos e normas técnicas;

(iii) Capacitação e desenvolvimento de ferramentas para a melhoria da gestão da segurança viária,

(iv)Fortalecimento do DER-ES na gestão com perspectiva de gênero, mediante a implementação de capacitações de mulheres em atividades não tradicionais do setor de transportes, assim como a implementação de campanhas de prevenção à violência de gênero e discriminação vinculadas ao setor de transportes.

Documentação do Programa:

1 - Marco de Gestão Ambiental e Social – MGAS

2 - A documentação do Programa está disponível no site do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no endereço https://www.iadb.org/pt/project/BR-L1524 .

3 - Aquisições:

Informações sobre os processos de aquisições do Programa estão disponíveis em https://der.es.gov.br/licitacoes-internacionais .

4 - Registro de queixas e solicitação de informações:

Para o registro de queixas e solicitações de  informações sobre o Programa, foi disponibilizado o endereço canalbid@der.es.gov.br, por meio do qual podem ser enviadas dúvidas, sugestões, elogios e reclamações.