28/12/2017 18h14 - Atualizado em 04/07/2022 15h28

Governador visita obras do Canal de Guarapari e ES 060 Acesso

A Orla do Canal de Guarapari, um dos locais mais conhecidos e movimentados da cidade, recebeu a visita do governador Paulo Hartung, na tarde desta quinta-feira (28), para acompanhar as obras de modernização e reurbanização que estão sendo feitas no local

Acompanhado do secretário dos Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli, do diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Enio Bergoli, do prefeito de Guarapari, Edson Magalhães, e de outras autoridades, o governador percorreu toda a extensão da obra, cerca de 900 metros, que vai do início da Rua Joaquim Augusto de Castro até a altura da Rua Agapito Barcellos.

Durante a visita, o governador Paulo Hartung destacou que, mesmo em um momento de crise econômica no Brasil, o Espírito Santo se destaca com seus investimentos. "Essa intervenção humaniza a cidade e dá fôlego ao seu potencial turístico de uma maneira extraordinária. Estamos dando um incentivo a Guarapari, lugar onde a natureza se destaca. O Espírito Santo é pequeno em território e população, mas estamos sendo grandes nos bons exemplos ao Brasil", disse.

O Governo do Estado, por meio do DER, está investindo R$ 44.9 milhões na modernização da Orla do Canal e os trabalhos são executados em duas frentes. A primeira é na Avenida Pedro Ramos e no Cais de Pesca, que correspondem à área da orla entre a Ponte Jones dos Santos Neves e a Rua Agapito Barcellos. A avenida, antes uma via estreita, agora tem três pistas e nova sinalização. O trânsito, inclusive, foi liberado em fevereiro de 2017 e agilizou o tráfego para os moradores e turistas.

Nesse trecho já foi construído o novo píer, de 700 metros, e estão em fase de conclusão a concretagem do cais; implantações de ciclovia e calçada-cidadã e a construção dos postos da Polícia Militar e do Iema. A previsão é concluir esse trecho em fevereiro de 2018.

“Guarapari é uma das cidades capixabas mais visitadas por turistas e essa obra irá impulsionar ainda mais esse movimento, além de facilitar o trabalho dos pescadores que utilizam o cais como seu ponto de partida e chegada. A nova Orla de Guarapari trará mais beleza a um dos pontos que se destacam quando se chega na Ponte Jones dos Santos Neves. Todo esse investimento está sendo possível por conta da organização do Governo do Estado que, mesmo em momento de crise, consegue realizar obras que trazem desenvolvimento e qualidade de vida aos capixabas”, disse Enio Bergoli.

A outra fase da obra compreende o trecho da calçada situado na Rua Joaquim Augusto de Castro e o píer de atracação das escunas, embarcação de turismo e lazer. Atualmente está sendo realizado o trabalho de estaqueamento e início da concretagem do píer. O novo cais terá 200 metros de extensão e em alguns pontos chegará a 9 metros sobre o mar. A previsão de entrega é setembro de 2018 e beneficiará, principalmente, os pescadores que atracam suas embarcações e partem do cais.

Revestimento da ES 060 Acesso

Depois da visita técnica ao Canal de Guarapari, o governador percorreu os 6 Km da estrada que dá acesso ao Parque Flamboyant (ES 060 Acesso)

"Esse revestimento é um dos melhores do tipo Revsol que eu já percorri. Com a parceria com a ArcelorMittal, demos uma solução para as comunidades do entorno e garantimos o bom trânsito na via".

Uma parceria entre o DER-ES e a ArcelorMittal possibilitou o uso do material Revsol como revestimento em vias, diminuindo lama e poeira, o que proporciona mais conforto e segurança aos motoristas. A estrada foi revestida e teve seis quilômetros de sua extensão cobertas com o Revsol. O DER-ES e a ArcelorMittal investiram aproximadamente R$ 400 mil no serviço.

Revsol é o material resultante do beneficiamento do coproduto do ferro-gusa líquido em aço, chamado “escória de aciaria”.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria Comunicação / DER-ES

Felipe Mansur Valinho

3636-4404 / 99929-8211 / 99754-8048 / felipe.valinho@der.es.gov.br

Waldson Menezes

3636-4404 / 9999-20061

Foto aérea : Fred Loureiro

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard