14/03/2017 10h45 - Atualizado em 04/07/2022 15h28

Vistoria de veículos escolares que fazem transporte intermunicipal rodoviário é unificada

Uma medida que desburocratiza, moderniza e dá mais agilidade ao processo de renovação de licença para transporte de passageiros. Foi publicada no Diário Oficial, desta terça-feira (14), a Instrução de Serviço Nº 002- N, que possibilita ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) considerar as vistorias mecânicas regulares do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-ES) em veículos escolares cooperados que também realizam o Transporte Intermunicipal.

Dessa forma, a medida elimina a duplicidade do pagamento dessas vistorias por parte dos cooperados, considerando que era preciso fazer uma em cada órgão para utilizar o veículo cadastrado como escolar no Transporte Intermunicipal.  Hoje, estão cadastradas no DER-ES 13 cooperativas e 247 veículos. O diretor-geral do DER-ES, Enio Bergoli, destacou a importância da Instrução para o incentivo da atividade. “No momento de dificuldades econômicas pelo qual o país atravessa, essa ação é muito importante, na medida em que elimina um pagamento por parte do proprietário do veículo, que pode usar esse dinheiro até para melhorar seu negócio”, afirma.

O superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB-ES) agradeceu o apoio do DER-ES. “A eliminação da duplicidade do pagamento das vistorias era uma demanda antiga dos cooperados. Os profissionais precisavam desse apoio e incentivo”, disse.

Assessoria Comunicação / DER-ES

3636-4404 / 99929-8211 / 99754-8048 / felipe.valinho@der.es.gov.br