13/04/2023 15h59

Vila Valério vai receber novos investimentos do Governo do Estado

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quinta-feira (13), novos investimentos nas áreas de infraestrutura para o município de Vila Valério, localizado na microrregião Centro-Oeste. Foi autorizado o início das obras de capeamento asfáltico em diversas ruas em bairros da Sede e da pavimentação e drenagem da subida do Cruzeiro. O município vai receber ainda um Campo Bom de Bola no Distrito de São Jorge da Barra Seca.

Durante a agenda, Casagrande visitou a obra de pavimentação da Rodovia ES-358, que está sendo realizada no trecho Vila Valério x Comendador Rafael. “Estamos realizando diversos investimentos aqui na região norte e em todo o Estado. Vim hoje à comunidade do Chumbado para visitar essa importante obra rodoviária que era um antigo sonho dos moradores e que muito em breve será concretizado. Essa é mais uma obra que era esperada há muito tempo e que muita gente prometeu. Só que enquanto eles prometem, eu cumpro. Além disso, estamos assinando ordens de serviço para mais investimentos na cidade”, disse.

Com investimento de R$ 42 milhões, as obras de pavimentação na ES-358 estão sendo executadas pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES). Ao todo, o trecho terá 33 quilômetros de extensão, A rodovia contará com pista simples, acostamento, implantação de calçadas próximas às localidades urbanas, além da construção de baias e abrigos para pontos de ônibus. Estão sendo feitos serviços de terraplanagem, drenagem e sinalização. A previsão é de que a obra seja concluída até o final deste ano.

“Estradas pavimentadas têm um impacto significativo na qualidade de vida das comunidades locais, na economia regional e na conectividade entre as áreas urbanas e rurais. A pavimentação de estradas no interior é um investimento fundamental para impulsionar o crescimento e o desenvolvimento sustentável de Vila Valério e de todo o norte capixaba”, pontuou o diretor-presidente do DER-ES, José Eustáquio de Freitas.

Ainda no município, o governador Casagrande deu Ordem de Serviço para obras de capeamento asfáltico em diversas ruas nos bairros Condeva, Rafael Thomes e Boa Vista, na Sede do município. Com investimento de R$ 3 milhões, as intervenções contam com 21.322 metros quadrados de capeamento asfáltico, 102 metros de meio fio (remoção e reassentamento) e 480 metros quadrados de blocos de concreto (remoção e reassentamento).

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, falou sobre a importância da obra. “O objetivo é melhorar as condições de tráfego nas vias do município, facilitando o acesso dos transeuntes e proporcionando mais conforto e qualidade de vida aos moradores e usuários das vias com esse capeamento asfáltico. Aproximadamente, 14 mil moradores serão beneficiados com essa ação”, explicou.

Também foi autorizada a construção de um Campo Bom de Bola no Distrito de São Jorge da Barra Seca. O investimento, de quase R$ 836 mil, será realizado com recursos provenientes do Fundo Cidades, que é gerido pela Secretaria do Governo (SEG). O novo equipamento público vai beneficiar a população local incentivando a prática de atividades de lazer e de esporte, além de favorecer a realização de eventos esportivos em níveis municipal e regional.

“Trata-se de uma forma de transferência que reduz a burocracia e acelera a realização do investimento. Sob a liderança do governador, o Fundo Cidades tem favorecido o desenvolvimento integrado do Espírito Santo, proporcionando mais qualidade de vida a todos os capixabas”, destacou a secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso.

Estiveram presentes os prefeitos Davi Ramos (Vila Valério), Alessandro Broedel (Sooretama), Dr. Sidiclei (Pancas), Jailson Quiuqui (Águia Branca), Marcos Guerra (Jaguaré), Tiago Rocha (São Gabriel da Palha) e Leonardo Finco (Governador Lindenberg); o deputado federal Paulo Foletto; os deputados estaduais Sergio Meneguelli e Raquel Lessa; além dos secretários de Estado, Vitor de Angelo (Educação) e José Carlos Nunes (Esportes e Lazer).