04/12/2023 15h47

Servidores do DER-ES fazem visita técnica ao LaBIM do Paraná

Nos últimos dias 28 e 29 de novembro, os servidores do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) André Servino e Vitor Martins foram recebidos na Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL) do Paraná para uma visita técnica ao Departamento de Gestão da Inovação e Laboratório BIM do Paraná.

Os servidores, que são os representantes do Governo do Estado do Espírito Santo na Câmara Temática BIM COSUD, viajaram para o Paraná com o objetivo de compartilhar experiências no impulsionamento e implementação da metodologia, com foco na transformação digital de projetos e obras públicas.

“Estamos iniciando a implantação do LaBIM no DER-ES e fomos aprender com os colegas paranaenses quais as estratégias de sucesso que eles implementaram”, disse André Servino, arquiteto e urbanista do DER-ES.

Para o gerente de Planejamento do DER-ES, Vitor Martins, a oportunidade representa um grande aprendizado. “Foram dois dias de troca de experiências e de muita imersão, em que aprendemos bastante com os colegas do Paraná. Assim, vamos recalcular a rota para fazer com que a estratégia BIM do Espírito Santo seja tão bem-sucedida quanto a do Paraná”, frisou.

Entre os temas abordados na visita destacam-se “Estratégia BIM PR: Paraná Rumo à Inovação Digital nas Obras Públicas”, “Estruturação do LaBIM PR”, “Processo de Implantação BIM na COHAPAR” e “BIM: Panorama atual e cases de sucesso no setor público”. Além disso, a visita também contou com a palestra “BIM na Prefeitura de Londrina: Experiência de Implantação”.

O diretor-presidente do DER-ES, José Eustáquio de Freitas, destacou a importância da visita. “Essa visita técnica proporcionou uma troca de experiências muito interessante e vai trazer muitos benefícios não só para o DER-ES, mas também para o Estado do Espírito Santo, por meio da otimização do processo de implantação de obras”, ressaltou.

Jaldecy Pereira / Flávia Simões / Marília Vieira
comunicacao@der.es.gov.br