29/06/2017 17h57 - Atualizado em 04/07/2022 15h28

Obras na ES 484, em Itarana, facilitarão o acesso de comunidades a bens e serviços

Quem utiliza o trecho da Rodovia ES 484 em Itarana, entre a comunidade de Rizzi e o Centro da cidade, terá mais segurança e conforto para trafegar na via, com a nova pavimentação asfáltica. As obras, em quatro quilômetros da Rodovia, serão executadas pelo Governo do Estado por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES).

O trecho é um importante elo entre diversas localidades e o Centro de Itarana e também em direção ao município de Afonso Cláudio para transporte de produtos dos diversos agricultores familiares da região. Além disso, há um trânsito intenso de pessoas que passam diariamente pelo local em direção ao trabalho ou para o comércio da região.

A cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço aconteceu na manhã desta quinta-feira (29) no Bairro Santa Terezinha, em Itarana, e contou com a participação do governador Paulo Hartung, do vice-governador César Colnago, do diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), Enio Bergoli, do secretário dos Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli, do prefeito de Itarana, Ademar Schneider, e diversas autoridades e moradores.

O governador Paulo Hartung ressaltou que para realizar as obras que estão em andamento em todo Estado, o Poder Executivo está trabalhando com ferramentas gerenciais avançadas e senso de prioridade. "Essa obra vai garantir mais segurança no trânsito da região, além de ser um vetor econômico que vai impulsionar o desenvolvimento", disse o governador.

O vice-governador César Colnago, que é natural da região, recordou o quanto a estrada era esperada pelas comunidades. "Estamos vivendo a realização de um sonho antigo, é um presente para nós. Esta estrada passa por uma área muito urbanizada e de extrema importância para a economia local, pela produção de café, pimenta e banana".

Enio Bergoli destacou que a obra trará mais conforto para as comunidades que fazem da via o principal meio de ligação de suas localidades com o Centro do município e outros destinos, além de ratificar o objetivo do Governo Estadual que é o de investir na qualidade de vida e no desenvolvimento das cidades do interior. “Estamos investindo na infraestrutura de transportes em todo o Estado e essa obra é mais um exemplo do quanto melhoramos os deslocamentos, por exemplo, dos pequenos agricultores que precisam levar suas mercadorias até os pontos de venda e garantir que elas chegarão sem danos causados pela má conservação da estrada”.

A previsão de entrega das obras é para o segundo semestre do ano que vem. Serão investidos, aproximadamente, R$ 9,5 milhões. Itarana está localizada na Região Central Serrana do Estado e tem na agroindústria um dos destaques de suas atividades econômicas, assim como agropecuária, lavouras de café e turismo.

Assessoria Comunicação / DER-ES

3636-4404 / 99929-8211 / 99754-8048 / felipe.valinho@der.es.gov.br