07/06/2019 19h00 - Atualizado em 04/07/2022 15h23

Governo do Estado investe em obras de infraestrutura na região centro-oeste

Foto: Hélio Filho/Secom

Pensando na infraestrutura logística da região centro-oeste, o Governo do Estado anunciou nesta sexta-feira (7) investimento em obras de infraestrutura. Em Marilândia, o governador Renato Casagrande fez a entrega à população das obras de recuperação da Rodovias ES-248 e ES-356, no trecho entre o município e Colatina. Já os colatinenses vão contar no futuro com a pavimentação da Rodovia ES-446, que liga Colatina a Itaimbé, em Itaguaçu.

Para o governador, as obras vão trazer mais desenvolvimento para a região. Casagrande garantiu que os capixabas podem esperar por mais obras estruturantes pelo Governo do Estado. “São investimentos importantes no interior, que trazem mais desenvolvimento. Estamos dando continuidade e entregando a rodovia que liga Marilândia e Colatina. Concluímos os reparos, mas percebemos a necessidade de correções como o acostamento e estamos entregando em respeito ao dinheiro do contribuinte”, afirmou.

O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado (DER-ES), Luiz César Maretto Coura, comentou sobre a importância da intervenção: “Inauguramos uma obra importante para uma região com grande produção de café. Foi um trabalho feito pelos engenheiros do DER na recuperação dessa rodovia. É uma alegria para nós concretizarmos hoje a entrega dessa obra”, disse.

Foram investidos R$ 17,5 milhões nas melhorias das Rodovias ES-248 e ES-356, no total de 19,25 quilômetros de extensão. Além da recuperação do pavimento, foram implantados novas sinalizações vertical e horizontal e 38 abrigos de ônibus.

Colatina x Itaimbé

Em relação às obras na ES-446, o governador Casagrande lembrou que esse é um grande desejo dos moradores, tanto que foi contratada pelo Estado ainda em seu primeiro mandato. “Só que ficou paralisada por muitos anos e hoje estamos dando ordem de serviço para a construção da rodovia entre Itaimbé e Colatina. Isso vai ajudar muito no desenvolvimento das regiões centro-oeste e noroeste”, comentou.

O Governo do Estado vai investir R$ 48 milhões na obra, que se estende da comunidade de Acampamento até o início da Ponte Rio Santa Joana. Serão pavimentados os 5,5 quilômetros restantes da via, que possui 29,2 quilômetros de extensão. Serão realizados os trabalhos de construção de muros; contenções em taludes rochosos; escavação das rochas a frio, utilizando fio diamantado e argamassa expansiva; drenagem; terraplenagem; e regularização de taludes nos locais com ocorrência de processos erosivos.

“É uma obra que começou no primeiro governo do Casagrande e que infelizmente foi paralisada. Fizemos nova licitação, contratamos a empresa e hoje estamos reiniciando a obra que terá dois anos de duração e investimentos de mais de R$ 40 milhões. Até esperamos finalizá-la antes do prazo. A empresa é muito boa e é uma obra que servirá muito para toda comunidade e região”, afirmou Maretto.

O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto, reforçou que o asfaltamento do trecho na região é um sonho antigo. “É uma conquista do governador Renato Casagrande, de retomar a obra do Vale do Santa Joana, que há 30 anos aguardava pela consolidação de seu asfaltamento”, ressaltou.

Mais entregas

Durante a solenidade, o governador Casagrande fez a entrega de um beneficiador de café e uma pá carregadeira e transferiu a Barragem de Graça Aranha à Prefeitura de Colatina. Os equipamentos agrícolas têm valor estimado de R$ 275 mil. Já a barragem possui um volume de 87 mil metros cúbicos e uma área alagada de 2,5 hectares e foram investidos pelo Estado R$ 946 mil.

Foletto destacou a importância dessas entregas de sua pasta para a região: “São ações importantes porque vão trazer desenvolvimento para o meio rural. Também estamos entregando para a prefeitura uma pá carregadeira, fruto de uma emenda federal minha, de 2017, que se consolidou agora e que muito ajudará a população”, comemorou.

Assessoria Comunicação do DER-ES
Felipe Mansur Valinho / Waldson Menezes