20/06/2018 20h16 - Atualizado em 04/07/2022 15h23

Governo do Estado inaugura primeira etapa da Orla do Canal de Guarapari

Guarapari – uma das cidades turísticas mais procuradas por visitantes de todo o Brasil e também do Espírito Santo – ganha uma nova atração que promete ser o ponto de encontro de ciclistas, corredores, turistas e da população em geral. É a nova Orla do Canal de Guarapari, inaugurada na tarde desta quarta-feira (20), em solenidade que contou com a presença do governador Paulo Hartung, do secretário de Transportes e Obras Públicas (Setop), Paulo Ruy Carnelli, do diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), Enio Bergoli, autoridades municipais e representantes de comunidades locais.

Essa primeira etapa compreende a área da orla com aproximadamente 700 metros de extensão, que vai da Ponte Jones dos Santos Neves até a Rua Agapito Barcellos.

O novo ponto de encontro da “Cidade Saúde” possui ciclovias, calçada cidadã, estacionamento com 111 vagas para automóveis e motos; criação de nove vagas de caminhões para descarregamento de pescado; banheiro público (masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais); um novo cais com rampa de descida de pequenas embarcações de passeio e pesca, bancos, lixeiras, nova iluminação, jardinagem e dois postos, sendo um para a Polícia Militar e outro para o Iema.

Uma das principais intervenções na Orla já tinha sido entregue à população, no início de 2017, com a liberação das três novas pistas da Avenida Pedro Ramos, que margeia o canal, facilitando o acesso dos motoristas que se dirigem ao Centro da cidade e ao litoral sul do Estado pela Ponte Jones dos Santos Neves. Além de facilitar o acesso ao conhecido Mercado de Peixe, um dos centros de comércio mais importantes e movimentados do município.

O governador destacou que a Nova Orla do Canal beneficiará diversas atividades econômicas e trará qualidade de vida à população.

"É uma obra que respeita os pescadores, comerciantes e cria uma área de lazer para os moradores e turistas que vem a Guarapari. É uma bela obra, que será o novo point não só do município, mas também do Estado e do Brasil".

Hartung destacou ainda que as obras no Canal foram possíveis graças a organização do Espírito Santo, um dos poucos estados que está realizando investimentos.

Enio Bergoli ressaltou a importância da reurbanização do local. “Estamos muito felizes com essa entrega porque a reurbanização da orla do Canal de Guarapari é mais um incentivo ao turismo da cidade e da região Litoral Sul do Espírito Santo. É um novo ponto de encontro que reunirá comerciantes, pescadores, ciclistas, turistas e tudo isso só foi possível por conta do governo organizado e que só investe com a certeza de trazer melhor qualidade de vida aos capixabas e com os recursos garantidos para a obra”, disse Enio Bergoli.  

A segunda etapa da obra compreende o trecho da calçada situado na Rua Joaquim Augusto de Castro e o píer de atracação das escunas, com 200 metros de extensão e 7 metros de dimensão. Em alguns pontos, o cais chegará a 9 metros sobre o mar. Atualmente, o serviço em execução é a concretagem da segunda etapa da laje e colocação dos paramentos de concreto; construção da calçada cidadã na avenida e no segmento ao longo do local. Após essas conclusões serão feitos os trabalhos de revestimento de piso e na nova calçada; colocação de guarda-corpo metálico de proteção e a iluminação do local.

Defensoria Pública e Batalhão da PM

No evento, o governador Paulo Hartung também autorizou a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) a celebrar o Termo de Cessão do uso de um imóvel, denominado Centro de Convenções de Guarapari, para instalação da sede da Defensoria Publica do município.
Além disso, aconteceu a assinatura de um documento de doação de uma área de terra localizada no loteamento Vila Mar, em Perocão, com a finalidade de construir a nova sede do 10° Batalhão da PM.

Informações à imprensa:

Assessoria Comunicação / DER-ES

Felipe Mansur Valinho

3636-4404 / 99929-8211 / 99754-8048 / felipe.valinho@der.es.gov.br

Waldson Menezes

3636-4404 / 9999-20061 / waldson.menezes@der.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard