09/11/2021 10h57 - Atualizado em 04/07/2022 15h11

Governo do Estado autoriza reforma e ampliação de escola na Serra

O governador do Estado, Renato Casagrande, autorizou, na manhã desta terça-feira (09), o início das obras de reforma e ampliação da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Mestre Álvaro, localizada no bairro Eldorado, na Serra. Com investimento de R$ 9.692.351,50, a unidade vai receber uma ampliação no bloco pedagógico, permitindo a disponibilização de até 640 vagas em cada turno escolar. As obras serão executadas pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES).

“A gente tem uma parceria com a Prefeitura que produz resultado. Na área de esportes, infraestrutura, saúde e principalmente na educação. Este nos ajuda a enfrentar problemas em diversas áreas. As oportunidades que tive na vida foram por meio da educação, sempre em escolas públicas. É a educação que nos ajuda a enfrentar a violência, nos orienta e nos dá os caminhos. Temos um desafio gigantesco na área da educação para recuperarmos o tempo perdido por conta da pandemia”, lembrou o governador.

A EEEFM Mestre Álvaro será contemplada com 16 salas de aula, sala de preparo dos laboratórios, sala de artes, sala multiuso e laboratórios de Informática, Química/Biologia e Física/Matemática. A escola também vai contar com refeitório, pátio coberto, sala de grêmio estudantil, sala de rádio, auditório, biblioteca e varanda de leitura. A nova estrutura será toda adaptada em conformidade com as normas vigentes que regem sobre construções, segurança e acessibilidade. O prazo de execução é de 720 dias.

“Essa é uma obra de cerca de R$ 10 milhões e mais um investimento na Serra. A estrutura dessa escola é dos anos 1980. Por isso, existe a necessidade de fazer tudo novinho. Vamos preservar apenas a estrutura do prédio principal, mas todos os anexos e tudo que é provisório vai sair. Será construído tudo novinho, assim como a quadra, que será reformada. Daqui a dois anos, aproximadamente, vocês terão uma escola totalmente nova”, comentou o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo.

Presente na solenidade, o prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, agradeceu mais esse investimento do Governo do Estado no município. “Nosso sentimento é de gratidão pela forma que o governador tem olhado para a cidade da Serra. O que o governador está investindo agora em nossa cidade, claro que ele não irá colher nessa gestão, mas ficará de legado para o futuro da Serra. Sou muito grato ao investimento que o governador fez na saúde, mas principalmente os que estão sendo realizados na educação de nosso município”, disse.

O diretor-presidente do DER-ES, Luiz César Maretto, também comentou sobre a obra. “Eu fico muito feliz de participar de obras na Educação. Além dessa, estamos reformando e ampliando muitas outras escolas, proporcionando aos alunos, professores e às famílias melhores condições, dando dignidade e oportunidade a todos”, acrescentou.

Também estiveram presentes a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes; o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu; os deputados estaduais Vandinho Leite e Alexandre Xambinho; o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), Givaldo Vieira; além de vereadores e lideranças locais.

Flávia Pimentel Simões / Marília Vieira

Assessoria de Comunicação da Sedu

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata

mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br / sccanal@sedu.es.gov.br