O Governo do Estado do Espírito Santo autorizou a publicação do edital para as obras de contenção da erosão e restauração da região costeira da Praia de Meaípe, em Guarapari. A licitação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (26). A obra é uma demanda antiga da região que, há anos, sofre com processos erosivos e o avanço do mar sobre a faixa de areia.
Os trabalhos serão executados pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) e o preço máximo estimado é de R$ 68.299.704,70.
Entre os serviços que serão realizados estão a execução da dragagem, aterro hidráulico, construção de enrocamentos, como espigões, molhes ou quebra-mares a fim de proteger as áreas costeiras da ação de ondas marinhas e a alimentação artificial da praia, também chamada de engordamento, que vai promover a reabilitação do trecho costeiro em, aproximadamente, 40 metros.
“A obra de engordamento da praia de Meaípe vai ampliar a oferta de lazer e fortalecer o turismo da região, que conta com vários restaurantes, bares e casas noturnas. Além da necessidade de revitalizar a orla de Meaípe, que é uma das principais praias do Espírito Santo, a obra também vai impactar na proteção da Rodovia, uma vez que o enrocamento impede que haja fuga de areia da praia”, explicou o diretor-presidente do DER, Luiz César Maretto Coura.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do DER-ES
Flávia Pimentel Simões / Marília Vieira
(27) 3636-4404 / 99943-7470 / 99754-8048