22/08/2017 12h13 - Atualizado em 04/07/2022 15h28

Governo autoriza Edital para recuperação de rodovias entre Colatina e Marilândia

A principal via de ligação entre Colatina e Marilândia ficará mais moderna e segura para os condutores e passageiros que a utilizam, facilitando, também, o escoamento da produção agrícola da região. O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), autorizou a publicação do Edital para a recuperação dos trechos das rodovias ES 248 e ES 356 entre os dois municípios. A cerimônia foi realizada na manhã desta terça-feira (22), na Câmara Municipal de Marilândia, com a presença do governador Paulo Hartung.

Estavam presentes também o prefeito de Marilândia, Geder Camata, deputados estaduais e autoridades locais. Além da recuperação dos 20 km do pavimento, será implantada nova sinalização vertical e horizontal e 38 abrigos de ônibus. As rodovias são de fundamental importância para o escoamento da produção local, como o café e produtos têxteis. A ES 248 também é utilizada para quem sai de Colatina e de Marilândia em direção a Linhares, a maior cidade do Norte do Estado. Para as obras de recuperação das rodovias serão investidos R$ 21 milhões.

O governador Paulo Hartung ressaltou que a modernização das Rodovias Estaduais ES 248 e ES 356 será possível por causa da política de austeridade fiscal do Governo do Estado, que equilibrou as finanças e permitiu a realização de investimentos pontuais.

“Rodovias são vetores de desenvolvimento. Fico muito alegre em poder lançar um edital de R$ 21 milhões para fazer essa obra, o equivalente a dois terços do orçamento anual do município. O recurso já está em caixa para a contratação da empresa responsável, e pretendo entregar a obra ainda neste mandato", anunciou o governador.

Na oportunidade, Paulo Hartung relembrou o Programa de Barragens desenvolvido pelo Governo do Estado, que prevê investimentos de R$ 90 milhões para a implantação de 60 reservatórios de água no interior do Estado até 2018. Hartung citou a barragem Liberdade, recém-inaugurada no município, que terá capacidade de armazenamento de 62,7 milhões de litros d’água.

"Marilândia virou um cartão de visita do Programa de Barragens do Governo. É bonito e bacana, mas precisamos criar consciência para evoluir. Temos que mudar nossas atitudes em relação aos recursos naturais", alertou o governador.

O diretor-geral do DER-ES, Enio Bergoli, ressalta que, mesmo em um momento de dificuldade econômica e financeira, o Governo do Estado investe em infraestrutura de transportes porque organizou as contas. Ele destaca o dinamismo dos investimentos do órgão. “O DER-ES planeja e executa suas obras ao longo de todo o Espírito Santo. Realizamos investimentos não só na Região Metropolitana, mas também no interior. A recuperação da rodovia entre Marilândia e Colatina será fundamental para toda a população, incluindo pequenos produtores da região”.

Assessoria Comunicação / DER-ES

Felipe Mansur Valinho