09/03/2018 13h59 - Atualizado em 04/07/2022 15h28

Governo assina ordem de serviço para projetos de reabilitação e implantação de rodovias

A manhã desta sexta-feira (9) foi de muita festa para diversas comunidades de três municípios capixabas, com as assinaturas das ordens de serviço para elaboração do projeto para Implantação e Pavimentação da Rodovia ES 368 - no trecho entre Melgaço, em Domingos Martins, e o entroncamento com a ES 264, na comunidade de Potratz, em Santa Maria de Jetibá - e do projeto para Reabilitação e Melhorias Operacionais da Rodovia ES 165, no trecho entre a sede de Conceição do Castelo e a BR 262.

Os eventos aconteceram em dois locais, sendo o primeiro, às 8h, na Granja Kerckhoff, na localidade de Rio Claro, em Santa Maria de Jetibá. Estavam presentes o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Enio Bergoli, o prefeito de Santa Maria de Jetibá, Hilário Roepke, o vice-prefeito de Domingos Martins, Romeu Stein, além de autoridades e moradores das comunidades da região.

Moradora da comunidade de Barra Possmoser, a comerciante Elisete Waiandt afirma que a pavimentação da ES 368 será um incentivo para ela investir em seu estabelecimento. “A gente esperava por esse asfalto há muito tempo. Será o fim da poeira e da lama”, comemorou.

A segunda cerimônia, às 10h, foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Conceição do Castelo. Além do diretor-geral do DER-ES, estavam presentes também o prefeito do município, Christiano Spadetto, e outras autoridades.

“Estamos iniciando a primeira fase, que trará um grande avanço para as comunidades que habitam as localidades próximas e para aqueles que trafegam por essas vias. Esses projetos dão o pontapé inicial para a implantação e a reabilitação de rodovias importantíssimas para os produtores que escoam suas produções por elas e necessitam de segurança. Tudo isso só pode ser feito quando se planeja e quando se tem a casa arrumada. Essa é a identidade desse Governo”, afirmou Enio Bergoli.

O trecho da ES 368 tem 19 quilômetros de extensão, sendo 2,2 em área urbana. No projeto a ser elaborado, há recomendações de estudo para alterações de traçado que possam contribuir para melhoria operacional da rodovia. Outras possibilidades que serão estudadas, durante a elaboração do projeto, são as implantações de terceiras faixas, se houver indicação de necessidade; calçadas, ciclovia, sinalização especial, redutores de velocidade e outros dispositivos, além da inclusão de pontos de parada de ônibus com abrigo e uma indicação para ponte sobre o Rio Claro, no Km 15,9.

Conceição do Castelo

A reabilitação da Rodovia ES 165 será nos 14,5 quilômetros de extensão, além da substituição de três pontes por outras mais modernas, instaladas sobre o Córrego Formosa, no km 1,2, com extensão aproximada de 25 metros; ponte sobre o Ribeirão Mão Forte Frio Forte no km 6,4, com extensão aproximada de 20 metros, e ponte sobre o Córrego César, no km 9,9, com cerca de 40 metros de extensão. Outra intervenção que poderá ser implantada é a terceira faixa de tráfego, especialmente nos segmentos mais ondulados.

Além dessas obras, o projeto deverá apontar um tratamento urbano com previsão de melhorias para a população local, como calçadas, ciclovia, pavimentação especial, sinalização e redutores de velocidade.

Informações à imprensa:

Assessoria Comunicação / DER-ES