14/02/2023 12h53

Governador autoriza melhorias em rodovia e inaugura obras em Montanha

O governador do Estado, Renato Casagrande, autorizou, nesta terça-feira (14), o início das obras de reabilitação e melhorias operacionais da Rodovia ES-290/100, no trecho Montanha x Vinhático. Serão investidos mais de R$ 38 milhões nas intervenções ao longo dos 14,9 quilômetros de extensão da via. Ainda no município, Casagrande inaugurou as reformas da Delegacia de Polícia de Montanha e do campo Bom de Bola do distrito de Vinhático.

“Estamos dando a ordem de serviço para essa importante obra. A atual pista foi feita há muito tempo e precisava dessa reabilitação, que significa a troca do pavimento, ampliação dos acostamentos e melhora da sinalização. Isso vai dar mais segurança aos motoristas e passageiros de toda a região. O município de Montanha também está recebendo melhorias na delegacia de polícia e um campo Bom de Bola totalmente reformada”, destacou o governador.

Casagrande reafirmou o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento de Montanha e de todos os municípios capixabas. “Temos aqui a presença forte do Governo também com convênios e repasses, como na reabilitação da lagoa de Montanha e na construção de casas populares. Na semana passada, estivemos em Porto Belo fazendo a mesma coisa e em breve vamos a Pinheiros. Essa é a nossa missão: trabalhar, trabalhar e trabalhar para dar ânimo e gerar oportunidades para todos.”

“Estamos iniciando o ano recebendo o governador com inúmeros investimentos para nossa cidade. A reabilitação da rodovia é uma excelente notícia para Vinhático e uma obra importante para o nosso município. A inauguração da delegacia também era  uma obra muito requisitada pela nossa população. Estamos felizes pelos investimentos na saúde, educação e na assistência social, além de infraestrutura. Montanha tem muito a agradecer ao governador por todos esses investimentos”, afirmou o prefeito André Sampaio.

As obras de melhoria na Rodovia ES-209/130 incluem serviços na pista de rolamento, acostamento, calçadas em concreto, abrigos para passageiros, construção de meio-fio, caixas coletoras, descidas d’água, bueiros e sarjetas. Além disso, também serão executadas interseções, retornos, acessos, sinalização horizontal e vertical e dispositivos de segurança. O prazo de execução é de 570 dias.

Durante a agenda, o governador Renato Casagrande entregou a reforma da Delegacia de Polícia (DP) de Montanha, com investimento de R$ 549 mil. O prédio conta com dois pavimentos, com cartórios, salas de investigação, recepção, banheiros, cozinha, duas celas pequenas, depósito, duas salas para o Posto de Identificação responsável pela emissão e entrega das Carteiras de Identidade. A sede da Delegacia de Polícia está localizada na Rua Anchieta, número 651, no Centro da cidade.

Para o diretor-presidente do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), Luiz Cesar Maretto, a reabilitação da rodovia e a entrega da delegacia significam avanços para o município de Montanha. “A reforma da delegacia é uma obra muito importante para a organização da cidade. Já a reabilitação da rodovia vai trazer uma grande melhoria na infraestrutura de toda a região, pois o trecho é utilizado tanto por moradores quanto por comerciantes”, comentou.

O delegado-geral da Polícia Civil em exercício, José Lopes, comemorou a entrega. “Com muita alegria, realizamos mais essa entrega, que vai proporcionar ao público externo e aos nossos policiais um atendimento com mais qualidade, conforto e comodidade. A reforma é mais uma demonstração do compromisso do Governo do Estado com a reestruturação da Polícia Civil do Espírito Santo”, disse.

No distrito de Vinhático, foi inaugurada a reforma do campo Bom de Bola da localidade. Foram investidos R$ 329 mil na instalação de um novo gramado sintético, padrão Fifa. A obra faz parte do programa de revitalização de campos soçaites, que prevê a reforma de 100 equipamentos desse tipo em todo Estado. As intervenções são importantes para colocar novamente em uso alguns campos que já não estavam sendo utilizados devido ao estado de conservação.

“Estamos recuperando espaços que não estavam mais disponíveis para nossos jovens praticarem o esporte, especialmente em locais onde as políticas públicas são mais necessárias. Investir em infraestrutura é dar oportunidades, é inclusão. Parabéns ao governador Renato Casagrande por ter essa sensibilidade e por estar realizando o maior investimento em esportes na história do nosso Estado”, asseverou o secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes;

Estiveram presentes o prefeito de Mucurici, Atanael Passos; o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas; o deputado federal Paulo Foletto; os deputados estaduais Mazinho dos Anjos e Tyago Hoffmann; o subsecretário de Estado de Integração Institucional, coronel Marcio Celante Weolffel; além de vereadores e lideranças da região.