25/03/2018 16h57 - Atualizado em 04/07/2022 15h28

Estrada em Laranja da Terra recebe pavimentação

Que tal trafegar em uma rodovia novinha, toda sinalizada e que irá beneficiar os motoristas que precisam transportar suas produções agrícolas e leiteira? Pois essa será a nova ES 165, no trecho entre o Distrito de Sobreiro até o entroncamento da ES 261, em Laranja da Terra. A ordem de serviço para as obras de implantação e pavimentação do trecho foi assinada em cerimônia realizada na manhã deste domingo (25), no Centro de Sobreiro. O Governo do Estado está investindo R$ 18,5 milhões na obra.

Estavam presentes o governador Paulo Hartung; o diretor-geral do Departamento de Estadas de Rodagem (DER-ES), Enio Bergoli; o prefeito do município, Josafá Storch; diversas autoridades e moradores. O trecho tem 12,30 quilômetros de extensão e beneficiará principalmente a população de Sobreiro - que é o principal distrito do município e conta com aproximadamente 3,8 mil habitantes -, além da pequena comunidade de Jequitibá, localizada à margem da rodovia.

O governador Paulo Hartung relembrou que a pavimentação asfáltica da rodovia é um antigo sonho da população de Laranja da Terra e de moradores da região que utilizam a via para locomoção. O governador aproveitou a oportunidade para reforçar junto à empresa responsável que priorize a contratação de mão e obra e materiais da região.

“Estou muito feliz por poder fazer essa agenda hoje com vocês. Vamos colocar asfalto nesta estrada e, antes dela ficar pronta, peço às famílias que façam um trabalho de conscientização junto aos jovens para que respeitem as leis de trânsito. Não pode haver a mistura de bebida com direção. Essa estrada tem que vir para melhorar a qualidade de vida, o deslocamento e o transporte da produção e não para lamentarmos a perda de vidas. É muito importante essa conscientização e mudança de comportamento”, alertou Hartung.

“A pavimentação dessa via era um sonho que agora vira realidade para a população de Laranja da Terra, especialmente para os moradores de Sobreiro. Será de extrema importância para os nossos agricultores e produtores de leite que necessitam levar seus produtos até outros pontos de venda. Tenho certeza que, após a obra, haverá um desenvolvimento maior na região. Isso só é possível graças ao esforço do governo estadual, que não parou por causa da crise. Ele se organizou, se planejou para que empreendimentos como esse aconteçam e tragam melhoria de vida aos capixabas”, afirmou Enio Bergoli.

A via tem grande importância para a agricultura familiar e também para o setor leiteiro porque é por ela que os produtores dos dois setores transportam suas produções para os centros de comercialização, tanto na sede do município como em outros municípios. Outro beneficiado será o passageiro que utiliza a linha de ônibus intermunicipal, ligando Laranja da Terra ao município de Baixo Guandu.

Ao longo da rodovia também se encontra um galpão de distribuição e armazenamento de verduras, uma escola e áreas de lazer em pequenas propriedades recreativas.