13/06/2017 15h44 - Atualizado em 04/07/2022 15h28

Duplicação da ES 482: 9 dos 11 Km de pista nova já foram concluídos

As obras de duplicação da ES 482, entre Cachoeiro de Itapemirim e Coutinho, vão permitir uma nova dinâmica de transportes na Região, facilitando o deslocamento entre a região. Dos 11 Km de pista nova, já foram concluídos 9 Km, o que representa, aproximadamente, 90%.

O governador Paulo Hartung esteve, na manhã desta terça-feira, no local e acompanhou de perto o andamento das intervenções, junto com o diretor geral do DER-ES, Enio Bergoli, e do secretário dos Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli.

As intervenções, que foram retomadas em 2015 e estão sendo executadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), são de grande importância para a integração de municípios como Cachoeiro de Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Alegre e Guaçuí. Ao todo, mais de R$ 70 milhões estão sendo investidos para a implantação da ES 482. A visita técnica também incluiu as intervenções de construção do Posto Rodoviário de Coutinho, que será utilizado pelo BPTran.

O governador Paulo Hartung acredita que a modernização da Rodovia será uma nova malha de desenvolvimento em Cachoeiro de Itapemirim. Hartung ressaltou que a duplicação da via vai trazer mais segurança aos motoristas, passageiros, ciclistas e moradores do entorno. "Está é uma obra que teve início em minha gestão passada, porém por uma série de intercorrência foi paralisada. Um trabalho técnico feito pelo DER, um dos maiores desafios para a ampliação da via e melhoria do deslocamento foi realizado, sendo a desapropriação de zonas industriais e rurais adequada da região, conseguindo dar ritmo a estas importantes obras para Cachoeiro de Itapemirim e região Sul do Estado.”

A visita técnica também incluiu as intervenções de construção do Posto Rodoviário de Coutinho, que será utilizado pelo BPTran. O diretor geral do DER-ES, Enio Bergoli, destaca que as obras vão dar uma nova dinâmica econômica e social, melhorando o dia a dia da população de Cachoeiro e dos municípios do entorno.

“Mesmo em um momento de dificuldades econômicas pelo qual o Brasil atravessa, o Governo do Estado, por meio do DER-ES, está realizando importantes investimentos rodoviários. A nova ES 482 vai trazer uma nova realidade não só para Cachoeiro, mas para todo o Sul do Estado”, destaca.

Passarela e faixa multiuso na ES 482

As equipes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) estão trabalhando em intervenções de três tipos: pavimentação, terraplenagem e drenagem. Além da construção da nova pista, todo o pavimento antigo está sendo recuperado. Já foram reabilitados, aproximadamente, 3 Km da pista hoje existente.

As intervenções incluem, ainda, além das obras de pavimentação, a construção de faixa multiuso, com 4 Km de extensão, abrigos de ônibus e passarela de acesso ao Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e à Cidade Universitária.

Assessoria Comunicação / DER-ES
Felipe Mansur Valinho