30/06/2021 15h06 - Atualizado em 04/07/2022 15h12

DER-ES realiza Fórum de Obras Públicas

Evento teve a participação de mais de 60 cidades capixabas representadas por seus secretários municipais de Obras.

O Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) realizou, na manhã desta quarta-feira (30), o encontro do Fórum Permanente de Obras Públicas do Espírito Santo. O evento aconteceu no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, com a presença do governador Renato Casagrande. O Fórum teve a participação de mais de 60 cidades capixabas representadas por seus secretários municipais de Obras.

O Fórum visa estreitar e fortalecer laços entre as Secretarias de Obras dos 78 municípios do Espírito Santo e a pasta responsável pela Infraestrutura do Estado. Um dos focos é de que os gestores municipais de obras públicas conheçam a experiência e o sistema de funcionamento rotineiro do Governo do Estado junto ao DER-ES.

No evento, foram abordados temas como Tabela Referencial de Orçamento Única, Estudo da Portaria de Reequilíbrio, Modelo de pagamento de material betuminoso, Minuta padrão única para Nova Lei de Licitações, Retomada de todas as obras paralisadas, Ajustes na legislação estadual para agilizar a execução de obras públicas, Credenciamento de profissionais, entre outros.

O diretor-presidente do DER-ES, Luiz César Maretto, destacou a importância do evento. “A troca de experiências e o apoio do DER-ES junto às Secretarias municipais de Obras são assuntos em voga junto ao Fórum, com orientação aos órgãos e entidades da Administração Pública em se tratando de procedimentos a serem adotados na execução de obras, desde a licitação até a construção, passando pela elaboração de projetos e pela respectiva fiscalização”, comentou.

Durante o evento, a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro, reforçou a importância das obras de infraestrutura também para o desenvolvimento do setor turístico nos municípios. “O turismo representa 7% da economia capixaba e com a ajuda de todos podemos aumentar em muito este percentual. O trabalho das equipes de infraestrutura municipais é fundamental para isto”, afirmou.

Flávia Pimentel Simões / Marília Vieira
(27) 3636-4404 / 99943-7470