O Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) está com suas equipes atuando na rodovia ES-185, na altura do quilômetro 16, que liga o Centro de Iúna à BR-262, na Região do Caparaó capixaba, onde a pista cedeu por causa das chuvas da última quinta-feira (9). A pista segue parcialmente interditada próximo ao ponto conhecido como “Lar dos Velhinhos”.
Por enquanto, carros e motos podem passar pelo local, mas caminhões precisam dar a volta e pegar vias alternativas. O DER-ES fará uma obra no local que pode durar até o início de fevereiro.
No referido segmento, subtrecho: Entroncamento BR-262 (B) - Entr. ES-379 (A) (para Iúna e Irupi), um bueiro metálico (Armco) foi comprometido, levando a ruptura do corpo estradal. O referido bueiro era responsável por transpor um córrego oriundo de Irupi e que desagua no Rio Pardo aproximadamente 100 metros a jusante (no sentido da correnteza) da pista.
No mesmo dia as equipes a serviço do DER-ES estiveram no local, sinalizaram e isolaram parcialmente a área, paralelamente a isso já começaram as tratativas para constituição de desvio ou rota alternativa e a reconstrução da pista e seus elementos. O DER-ES tem mantido operadores de pare-siga diuturnamente para ordenar o fluxo e informar aos condutores.
No sábado (11), uma equipe técnica do DER-ES visitou o local com a Defesa Civil Municipal de Iúna, verificaram opções de desvios e rotas alternativas, identificando as opções abaixo:
Ainda no sábado equipes a serviço do departamento iniciaram os serviços de melhorias nas duas rotas acima indicadas, especialmente na primeira por se tratar de estrada não pavimentada, realizando serviços de roçada, reconformação da plataforma, correção de erosões e recomposição de revestimento primário (ençaibramento).
A área técnica do DER está em fase final de especificação do novo dispositivo a ser construído, bem como avaliação de outra possibilidade de desvio temporário, devendo os serviços iniciarem ainda nesta semana, possivelmente já amanhã.
A previsão de liberação parcial da nova pista, porém, já para passagem de veículos de carga e ônibus está programada para o próximo dia 24 e a liberação definitiva com a conclusão dos serviços está prevista para o período entre o final de janeiro e início de fevereiro, dependendo obviamente das condições metrológicas favoráveis, disponibilidade de materiais (galerias), dentre outros.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do DER-ES
Jaldecy Pereira / Flávia Simões
(27) 3636-4404 / 4452
comunicacao@der.es.gov.br