05/01/2023 14h11

DER-ES é um dos vencedores do Prêmio Inoves



O projeto “Inovando em várias dimensões: Criação do Laboratório BIM (LaBIM) foi o vencedor da categoria Ideias.

 

O Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) foi o vencedor do Prêmio Inoves 2022 na categoria “Ideia” com o projeto “Inovando em várias dimensões: Criação do Laboratório BIM (LaBIM) no DER-ES”.

 

A equipe vencedora é composta pelos servidores públicos e Trainees em Gestão Pública Vitor Santos Martins, Caroline Macedo de Souza, André Luis Servino Alvarenga, Maria Clara Batista, Elisa Salérmo de Souza e Marcio Moraes Abreu. 

 

O projeto consiste na criação do LaBIM-ES, uma equipe multidisciplinar que irá promover a implantação de novas tecnologias e procedimentos para o desenvolvimento de projetos de engenharia e arquitetura em ambientes digitais, possibilitando que profissionais diversos (como engenheiros, arquitetos, técnicos e fiscais de contrato) trabalhem ao mesmo tempo, prevendo interferências, mitigando riscos e produzindo orçamentos realistas.

 

Na prática, o trabalho da equipe do LaBIM dará suporte à revisão dos processos, normativas e metodologias de desenvolvimento de projetos e gestão de obras no DER-ES. Capacitação e inclusão de todos os servidores do orgão serão pontos chave para a execução deste projeto, trazendo transparência e aumentando a eficiência, sustentabilidade e previsibilidade em suas entregas à sociedade.

 

O coordenador do projeto e gerente de planejamento do DER-ES, Vitor Santos Martins, comentou sobre o prêmio. “A Inovação está no DNA do ELPI. Abraçamos o prêmio INOVES como uma oportunidade para receber a mentoria e a colaboração do LAB.GES na aceleração de nosso projeto. Ter nosso trabalho reconhecido e ainda a oportunidade de trabalhar ao lado de pessoas que nos inspiram é motivo de muita felicidade e empolgação”, disse.

 

Sobre o Prêmio Inoves

 

O Prêmio Inoves é um programa do Governo do Estado do Espírito Santo que estimula o desenvolvimento de uma cultura de inovação e empreendedorismo no serviço público capixaba. 

Por meio de ações de fomento, sensibilização, capacitação, orientação técnica, apoio financeiro, avaliação, reconhecimento e disseminação de práticas inovadoras de gestão, o Inoves contribui para a modernização da Administração Pública e para valorização do servidor.

No contexto do programa, o Prêmio Inoves destaca e premia trabalhos inovadores, desenvolvidos por equipes de profissionais do serviço público, que modernizam a gestão, melhoram a vida do usuário (cidadão e/ou servidor) e transformam a realidade da gestão pública.

O objetivo principal é reconhecer os resultados potenciais e concretos, gerados por iniciativas capazes de produzir serviços públicos de qualidade, reduzindo gastos e gerando satisfação para a sociedade e para o próprio servidor, de modo efetivo, criativo e com possibilidades de multiplicação.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard