02/08/2016 11h30 - Atualizado em 04/07/2022 15h30

Contorno do Mestre Álvaro terá pista dupla, passagens de fauna e viadutos

Cerimônia foi realizada no Palácio Anchieta

Foi assinada, no último dia 1º, pelo governador Paulo Hartung, a Ordem de Serviço das obras do Contorno do Mestre Álvaro, na Serra. A cerimônia, no Palácio Anchieta, teve a presença do Ministro dos Transportes, Maurício Quintella, além do diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Valter Casimiro.

A nova estrada facilitará o acesso à Região Metropolitana, e ligará o Km 249 (na Rodovia do Contorno) ao Km 275, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF).  Estes trabalhos representarão um avanço para a área de logística e de infraestrutura de transportes do Estado.

São 19 quilômetros de pista dupla, com acostamentos internos e externos, em um investimento de cerca de R$ 290 milhões. Serão construídas 40 passagens de fauna subterrâneas, com o objetivo de proteger as espécies da região, e sete viadutos com ciclofaixas, dois deles nas interseções com a BR 101, nos km 249 e 275.

O Contorno do Mestre Álvaro é uma parceria entre o Governo Federal, por meio do DNIT, e o Governo do Estado. A execução das obras ficará por conta do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), e a previsão é que sejam concluídas no primeiro semestre de 2019. O diretor geral do DER-ES, Halpher Luiggi, ressaltou que o Contorno do Mestre Álvaro, junto com a Rodovia do Contorno e a Leste-Oeste, constituirá um vetor de crescimento para a Grande Vitória.“ As obras do Mestre Álvaro darão uma nova dinâmica para o trânsito de pessoas e veículos na Grande Vitória”, afirmou.

O Governo do Estado, por meio do DER-ES, também está realizando intervenções em outros trechos da Grande Vitória. A Rodovia Leste-Oeste, por exemplo, será uma ligação direta entre a BR 101, no trecho de Cariacica, e a Rodovia Darly Santos, em Vila Velha, permitindo o acesso mais fácil ao Porto de Capuaba. A Rodovia José Sette (ES 080) também está passando por obras de modernização, e será fundamental para o desenvolvimento da Grande Vitória.

Assessoria Comunicação / DER-ES

Felipe Mansur Valinho