05/10/2013 14h18 - Atualizado em 04/07/2022 15h31

Contorno de Venda Nova do Imigrante vai ser implantado pelo Governo do ES

Foto: Thiago Guimarães / Secom

O governador Renato Casagrande e o vice-governador Givaldo Vieira estiveram em Venda Nova do Imigrante, localizada na Microrregião Sudoeste Serrana, na tarde de sexta-feira (04), para garantirem e anunciarem investimentos robustos em infraestrutura urbana, rural, segurança pública e esportes. Dentre as intervenções autorizadas, está a implantação do Contorno Urbano da cidade, obra de quase R$ 20 milhões, que será realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES).

A implantação do Contorno vai contemplar a construção de uma nova via expressa que vai permitir a liberação do tráfego de veículos pesados do perímetro urbano do município. O Contorno de Venda Nova (ES 166) terá 3,42 quilômetros de extensão e será constituído em um sistema binário, que significa dizer que serão duas vias separadas, onde o trânsito ocorre em apenas um sentido em cada uma delas.

A primeira via, já implantada, é a ES 166, que será reabilitada e, ao funcionar em mão única, vai garantir aumento da capacidade operacional. A outra via, que será implantada, está localizada paralelamente à ES 166 e vai receber serviços de pavimentação. O binário terá início na ES 166, na altura da Ponte sobre o Córrego Santo Antônio e vai até a intersecção com a BR 262.

O governador Renato Casagrande destacou o planejamento, a capacidade de gestão e responsabilidade com os condutores para o Governo assegurar uma obra tão importante não só para o município, mas para a microrregião. “O Contorno de Venda Nova vai atender a quem vive na cidade, nas localidades vizinhas e quem procura por agroturismo, um grande atrativo, além daqueles que vêm para as festas tradicionais, como a da Polenta, que se inicia hoje. São quase R$ 20 milhões previstos para essa intervenção, que, vai ser fundamental para melhorar o tráfego, oferecer mais segurança e comodidade para agricultores, trabalhadores em geral e para o passeio”, salientou.

“A vinda do alto escalão do Governo Capixaba para Venda Nova representa a importância da microrregião para a economia capixaba, já que detém grande potencial na agricultura e capacidade de atrair turistas por conta da abundância de reservas naturais, que privilegia toda a região e suas tradicionais comemorações. Temos de cuidar de quem vive nesse lugar, e, por isso, a nossa presença para trazer boas notícias, como a implantação de novas vias urbanas, rurais, para entregar a nova Delegacia 24h e autorizar mais um Campo Bom de Bola”, pontuou o vice-governador Givaldo Vieira.

A diretora geral do DER, Tereza Casotti, falou sobre a importância das obras. “Para os moradores a obra garante um trânsito mais livre dentro da cidade, evitando momentos de congestionamentos. Para o produtor rural, garante menos tempo para o transporte de seus produtos, e para os turistas o contorno permite, além da segurança, ganho no tempo de viagem, além dos pedestres e ciclistas que terão seu espaço garantido. Esta é uma grande obra que vai modernizar e valorizar ainda mais a região”, afirmou.

Para garantir mais conforto e segurança também aos pedestres e ciclistas, o Departamento vai implantar calçada e ciclovia em toda a extensão do trecho. Serão construídos também abrigos para ônibus, o que oferece mais bem estar aos usuários do sistema intermunicipal de transporte, que poderão se proteger de sol e chuva.

Assessoria de Comunicação e Marketing do DER-ES

Betina Guimarães