09/07/2024 16h00

Complexo de Saúde do Norte aumenta em 25,93% o número de leitos

O Governo do Estado, por meio do Departamento de Edificações e de Rodovias (DER-ES), anuncia um aumento de 25,93% passando para 340 leitos no Complexo de Saúde do Norte. O projeto proposto anunciava 270 leitos, o que já era um número expressivo para as regiões Norte e Extremo Norte do Espírito Santo, em se tratando de saúde.

Dentro do projeto de expansão, foi necessária a diminuição da área total em 7.504,25 metros quadrados (16,65%). Porém, da área total reduzida, aproximadamente 88% (6.587,45m²) ocorreram em ambientes de circulações, recepções e salas de esperas, ambientes esses cujo custo de construção é muito inferior às demais áreas do complexo hospitalar.

“A redução da área construída não representou impactos negativos ao funcionamento do Complexo Hospitalar e ao atendimento à população. Pelo contrário, importou em melhorias no uso dessas áreas, com redução no prazo de conclusão das obras e aumento no número de leitos”, destacou o diretor-geral do DER-ES, José Eustáquio de Freitas.

Segundo ele, a solução apresentada no projeto básico e no orçamento aprovados demonstram coerência, pois apesar da redução da área dimensionada inicialmente houve um aumento significativo na oferta de leitos, que comprovadamente tem custo mais elevado do que áreas de circulação.

“Assim, denota-se que o valor se manteve coerente, dentro do custo previsto, portanto, a aprovação reconhece a primazia do interesse público, haja vista a indiscutível otimização obtida pela nova distribuição e o dimensionamento dos espaços e revisão dos fluxos hospitalares e, sobretudo, pela ampliação da capacidade de atendimento”, explicou Charleny Peixoto de Lima, diretora de Edificações do DER-ES.

Para Charleny Lima, mencionar que a adoção do modelo de Contratação Integrada visa exatamente a inovação tecnológica e técnica, o que foi obtido, segundo ela, com a presente contratação permitindo melhorias no anteprojeto original previsto.

O Complexo de Saúde do Norte, que está sendo erguido às margens da BR-101, em São Mateus, vai contar com um novo Hospital Roberto Arnizault Silvares (HRAS), a sede da Superintendência Regional de Saúde, o Centro Regional de Especialidades, a Farmácia Cidadã e o Hemocentro Regional (Hemoes).

Jaldecy Pereira / Flávia Simões / Marília Vieira
comunicacao@der.es.gov.br