10/05/2019 15h00 - Atualizado em 04/07/2022 15h23

Carga pesada: DER-ES acompanha blitz na Rodovia ES-248

Com o objetivo de orientar e autuar motoristas de caminhões com cargas pesadas que trafegam irregularmente pela Rodovia ES-248, foi realizada nesta semana, uma blitz, em Linhares. A Ação contou com a participação de agentes do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), sediada em Vitória; policiais do Setor de Trânsito (Setran) do 12º Batalhão da Polícia Militar, localizado em Linhares; e agentes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES).

Durante duas noites, que se estenderam pela madrugada, os policiais verificaram as documentações dos veículos e dos condutores, conferiram as notas fiscais das mercadorias transportadas, realizaram o teste do bafômetro, inspecionaram a acomodação de carga na carroceria, entre outras observações. A blitz aconteceu próximo à Ponte do Rio Pequeno, já na área urbana de Linhares, onde a ES-248 é denominada de Rua Augusto Pestana.

Os agentes do DER-ES reforçaram aos motoristas a importância de obedecerem à sinalização das vias e respeitarem a capacidade de transporte de seus veículos e suas mercadorias. Os condutores foram alertados, em especial, sobre o transporte de rochas ornamentais, de forma segura conforme as normas do Código de Trânsito Brasileiro. Ao todo foram abordados 26 caminhões, principalmente carregados com café; foram realizados 11 testes do bafômetro; e duas autuações.

Em uma das abordagens, os policiais encontraram um caminhão com amarração de uma rocha ornamental em desacordo com a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Após o motorista refazer toda a fixação dos blocos de forma correta, com utilização da trava de bloco, tensionador e ganchos, o caminhão pôde seguir viagem. Mas, o motorista não escapou de ser autuado. Ele também cometeu outra infração, por conduzir o veículo com equipamentos do sistema de iluminação e sinalização alterados, que precisou retirar para ser liberado.

Segundo o motorista, de 61 anos e há 42 trabalhando como caminhoneiro, a ação dos policiais e agentes do DER é importante para trazer segurança às estradas, diminuindo as imprudências nos transportes de rochas. Entretanto, alegou que confiou nos colegas que carregaram seu caminhão e não conferiu a amarração da rocha.

Os agentes do DER-ES reforçam a importância do cuidado por condutores desse tipo de carga, alertando que devem seguir a resolução em vigor, adotada pelo Contran, evitando riscos de acidentes durante a viagem e trazendo segurança ao motorista e aos outros usuários das estradas. Além dos policiais e agentes envolvidos na blitz, Além dos policiais e agentes envolvidos na blitz, a operação contou com o apoio da Polícia Civil, do comando do 12º BPM e da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública de Linhares.

“Vamos intensificar esse trabalho de parceria. Nossa intenção é, primeiro, orientar os motoristas, depois autuar os que insistem em transportar cargas pesadas sem observar as resoluções específicas para essa finalidade. A segurança está em primeiro lugar e não vamos abrir mão desse objetivo”, afirmou o diretor de Operações do DER, Gustavo Perin de Medeiros Teixeira.

Informações à imprensa:
Assessoria Comunicação do DER-ES