23/09/2016 11h09 - Atualizado em 04/07/2022 15h30

Alunos do Ifes participam da Semana Nacional de Trânsito no DER-ES

Professores e alunos do curso técnico de Estradas do Instituto Federal do Espírito Santos (Ifes) participaram, na última terça-feira (20), de um ciclo de palestras no auditório do DER-ES, durante programação da Semana Nacional de Trânsito, período de 18 a 25 de setembro.

Entre os temas abordados no evento estavam segurança viária, a importância da educação de trânsito em casa e psicologia do trânsito. A ideia da parceria com a Ifes é reforçar junto aos alunos a importância de se trabalhar para que o trânsito seja cada vez mais seguro, contribuindo para a formação dos futuros profissionais da área de Estradas. Um dos palestrantes foi Izaias Moreira, que perdeu a filha em um grave acidente de carro, e hoje presta auxílio a pessoas e famílias vítimas de trânsito.

A palestra Segurança Viária foi ministrada pela gerente de Engenharia de Tráfego do DER-ES, Lucélia Fehlberg. “O objetivo da palestra foi sensibilizar as pessoas e mostrar que toda podem contribuir para a segurança no trânsito”, explicou.

A mestre em Psicologia Bernadete Baltazar, servidora do DER-ES, abordou as questões psicológicas que afetam o comportamento das pessoas no trânsito, e os diferentes campos de estudo na área.

Na segunda-feira (19), a programação foi voltada aos servidores do DER-ES, incluindo palestra sobre o papel do profissional da área de segurança viária. No sábado (24), entre 9 e 16 horas, o DER-ES participará do Dia D do Detran|ES, orientando os procedimentos necessários para as pessoas que querem realizar a Declaração do Real  Condutor. O evento acontece na Secretaria de Estado de Esportes (Sesport).

"A Semana Nacional de Trânsito é um momento de reflexão sobre a importância das boas atitudes para um trânsito mais seguro e humano. Um momento importante não só para quem trabalha diretamente na área, mas para a sociedade como um todo”, ressaltou Enio Bergoli, diretor geral do DER-ES.

A Semana Nacional de Trânsito, estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), tem como tema “Década Mundial de Ações para a segurança no trânsito – 2011 / 2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”.

Assessoria Comunicação / DER-ES

3636-4404 / 99929-8211 / 99754-8048 / felipe.valinho@der.es.gov.br