16/09/2019 14h40 - Atualizado em 16/09/2019 14h38

Todos os processos administrativos no DER passam a ser via sistema e-Docs

Com a adoção integral do sistema, os processos no Órgão serão despachados com mais agilidade, proporcionando também economia em gastos com papel.

Desde o início de setembro o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) passou a ter 100% de seus processos administrativos, internos e externos, autuados e tramitados no sistema digital. A medida se tornou possível por conta da implantação do sistema corporativo para gestão e tramitação de documentos e processos digitais do Governo do Estado (e-Docs) e que vinha sendo utilizado pelo órgão gradativamente, até chegar a esse ponto de ser implantado integralmente.

Desde o início do ano, uma equipe do Escritório Local de Processos e Inovação (ELPI) do DER vinha treinando os servidores para a adoção do sistema e agora faz o acompanhamento para reduzir o impacto que uma mudança provoca, sanando as dúvidas que possam surgir durante o andamento do processo digital.

Com a adoção integral do sistema os processos serão despachados com mais agilidade, já que serão destinados em tempo real ao setor de competência, proporcionando também economia com o gasto de papel, que ocupava espaço e era necessário no antigo método.

Anteriormente, até para pagamento de serviços, como as contas de luz ou gás, era necessário abrir um processo que tramitava por diversos setores, consumindo tempo e despachos em papel, até ao encerramento com a quitação das contas. Com o e-Docs as contas não precisam do encaminhamento manual, uma vez que serão digitalizadas e seguem os trâmites de forma eletrônica e mais rápida, com os despachos seguindo imediatamente as vias necessárias para sua resolução.

Outros exemplos de processos que tramitarão de forma digital são a compra de material, projetos de engenharia, medições de obras, emissão de diárias e também serviços prestados aos motoristas de procuram o DER para protocolarem algum documento relativo a autuação no trânsito. Os documentos originais apresentados pelo cidadão serão digitalizados e em seguida devolvidos a ele, que receberá o número do processo gerado pelo Sistema e assim acompanhar o andamento de sua solicitação.

Informações à Imprensa:

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