27/06/2019 15h10 - Atualizado em 04/07/2022 15h23

Realização de processos via e-Docs facilita a vida de motoristas no DER

Andamento de processos poderá ser acompanhado pela internet no Acesso Cidadão do Governo do Estado.

Desde o início do mês, são digitalizados os documentos apresentados pelos motoristas para indicação do condutor na Declaração de Indicação de Real Condutor (Dirc), ou seja, quando o motorista autuado não é o condutor do veículo no momento da infração. Desta forma, o andamento do processo poderá ser acompanhado diretamente pela internet.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) passou a utilizar o sistema corporativo para gestão e tramitação de documentos e processos digitais do Governo do Estado (e-Docs) por meio de sua seção de protocolo. Esse processo dá mais agilidade no trâmite do pedido, economiza com a eliminação do uso de papel e oferece mais facilidade ao motorista para acompanhar o andamento de seu pedido.

Nesse primeiro momento, ainda é necessário que o motorista apresente a documentação exigida para dar entrada na Dirc, mas não há mais necessidade de levar cópia desses documentos, uma vez que os originais serão digitalizados.

Para ter acesso ao novo sistema de protocolo, é necessário que o motorista esteja cadastrado no endereço eletrônico https://acessocidadao.es.gov.br, programa de Acesso Cidadão do Governo do Estado.

Por enquanto, o registro no protocolo do DER deve ser feito de forma presencial ou via correios. Porém, com os aperfeiçoamentos já programados, os motoristas poderão protocolar seus pedidos diretamente de casa.

Inicialmente, somente a Dirc é digitalizada, mas a previsão é de que o processo de Defesa Prévia do motorista também esteja nesse meio eletrônico no início de julho. Desde o primeiro dia de funcionamento do novo registro até nesta quarta-feira (26), o DER já contabilizou 201 processos protocolados na seção.

Internamente o DER já utiliza o e-Docs nos trâmites de seus documentos, como por exemplo na concessão de diárias, no despacho de processos e em outras transações. Com essa medida, o órgão apresenta mais celeridade na resolução dos documentos e muita economia de papel.

Encontro

Na última terça-feira (25), no auditório do Palácio Anchieta, o 1º Encontro dos Escritórios Locais de Processos e Inovação (ELPIs) reuniu 80 representantes de diferentes órgãos do Poder Executivo do Estado. A implantação do e-Docs como multiplicador na disseminação do uso da ferramenta pelos servidores foi um dos temas apresentados no evento.

Outro objetivo do encontro foi alinhar as atividades que serão desempenhadas pelos membros do Escritório Central de Processos, gerenciado pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger). A utilização do e-Docs facilita a elaboração, execução e controle dos processos organizacionais, além de fomentar a gestão local da inovação e difundir a cultura e práticas inovadoras.

O encontro é parte do planejamento estratégico definido pelo Governo para desenvolvimento de uma Gestão Pública Inovadora, contemplando projetos de inovação, tecnologia e serviços online oferecidos aos cidadãos. 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria Comunicação / DER-ES

Felipe Mansur Valinho

3636-4404 / 99929-8211 / felipe.valinho@der.es.gov.br

Waldson Menezes

3636-4404 / 9999-20061 / waldson.menezes@der.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard