30/11/2016 10h49 - Atualizado em 04/07/2022 15h30

Leitão da Silva: Segunda Etapa se estenderá até a Avenida Beira-Mar

As obras de ampliação e modernização da Avenida Leitão da Silva diminuirão o tempo de deslocamento de quem usa a via, beneficiando, além dos motoristas, ciclistas e pedestres. As intervenções da primeira fase estão na etapa final e o Governo do Estado autorizou, nesta terça-feira (29), a publicação do edital para as obras da segunda etapa, da Avenida Beira-Mar até a Rua Dona Rosa.

A cerimônia no Palácio Anchieta contou com a presença do diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), Enio Bergoli, do secretário dos Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli, além de deputados e membros do Governo. O governador Paulo Hartung explicou que, diante das dificuldades durante as intervenções na região da Leitão da Silva, acompanhou de perto o desenvolvimento do projeto junto à equipe técnica.

"Em um momento de tamanha dificuldade econômica no país, o Governo está com as contas equilibradas, trabalhando para fechar o ano com os pagamentos em dia e viabilizando investimentos importantes como este que melhora a qualidade de vida dos capixabas", destacou o governador.

O diretor-geral do DER-ES, Enio Bergoli, destacou que, diferentemente de uma obra rodoviária, onde não há grande concentração de pessoas, uma obra urbana é sempre mais desafiadora, mas que o Governo, mesmo em um momento de dificuldades econômicas, faz um importante investimento na Região Metropolitana. “Vamos entregar uma Leitão da Silva muito mais humanizada, com calçadas cidadãs e espaço ideal para ciclistas. Também destaco as intervenções para o aumento da capacidade de drenagem da Avenida”, disse. 

Em março de 2015, a equipe do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) verificou a necessidade de alteração do projeto para sua adaptação ao Plano Diretor de Drenagem Urbana (PDDU) de Vitória, o que, inevitavelmente, demandou mais tempo das equipes do DER-ES. Em determinados pontos, serão cinco galerias para drenagem pluvial, além de uma caixa de junção de 70 metros de extensão e 20 metros de largura. Por ela, passarão até 2,6 milhões de litros de águas de chuva. Também estão sendo construídas calçadas cidadãs e ciclovia no centro da pista, por onde passava o Canal.

Na segunda etapa, haverá a implantação de mais galerias, calçadas, ciclovia e pistas. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) realizará as obras nos dois sentidos, adotando uma dinâmica que garantirá a fluidez no trânsito da região.

 Informações à Imprensa:

Assessoria Comunicação / DER-ES

Felipe Mansur Valinho

3636-4404 / 99929-8211 / 99754-8048 / felipe.valinho@der.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard