Os equipamentos de fiscalização eletrônica monitoram mais de 100 trechos de rodovias estaduais, ao longo de todo o território do Espírito Santo, garantindo mais segurança à população em seus deslocamentos. Comparando os anos de 2015 e 2016, houve uma queda nos registros de infrações, de 381.608 para 276.778 casos.
Esses números englobam três tipos de infrações: parada sobre a faixa, avanço de sinal e excesso de velocidade, a mais comum. A presença desses aparelhos inibe condutas inadequadas por parte de condutores, e é uma medida de segurança não só para motoristas, mas também ciclistas e pedestres.
Os trechos onde há a presença dos equipamentos são sinalizados, indicando não só a presença deles, mas a velocidade permitida nesses locais, por exemplo. Antes do início da operação, os aparelhos ficam em modo piscante, como um período educativo e de testes, e são aferidos regularmente.
Nos trechos de rodovias onde já foram instalados equipamentos de fiscalização, houve redução de acidentes e da gravidade dos impactos, tendo em vista que mais de 99% dos condutores respeitam o limite de velocidade da via. Antes da operação dos equipamentos, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) faz um estudo de viabilidade, considerando, por exemplo, o histórico de acidentes nos trechos.