22/03/2024 16h42 - Atualizado em 25/03/2024 15h44

Espírito BIM: 2 dias de muito aprendizado no DER-ES

A metodologia utiliza softwares para facilitar a organização da informação.

Nas últimas quarta-feira (20) e quinta-feira (21), aconteceu a primeira edição do evento Espírito BIM, no auditório do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), em Vitória. O evento, que também foi apresentado de forma híbrida via internet, contou com a participação de quatro palestrantes de renome que abordaram diferentes temas técnicos sobre o BIM. Participaram entidades, associações, instituições, órgãos oficiais e escolas profissionalizantes .

Afinal, o que é BIM?
Building Information Modelling – BIM, ou Modelagem da Informação da Construção, é o conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, utilização e atualização de modelos digitais de uma construção de forma colaborativa, servindo para todos os participantes do empreendimento durante todo o ciclo de vida da construção.

A metodologia utiliza softwares para facilitar a organização da informação, porém, a utilização do software de forma isolada não compreende a aplicação do BIM.
Ou seja, o emprego da metodologia possibilita a integração dos setores envolvidos em tempo real durante a fase de elaboração do projeto evitando retrabalhos e consequentemente acelerando entregas para a população. A metodologia permite ainda a exportação de um gêmeo digital do projeto para demonstração as partes interessadas facilitando a compreensão do projeto e seus objetivos por parte da população.
 
Por que estamos divulgando a metodologia BIM?
No Brasil, os esforços para a implantação da metodologia tiveram início  por meio do decreto federal 9.983/2019 que instituiu a Estratégia BIM BR e posteriormente pelo decreto federal nº 10.306/2020 estabeleceu que as contratações federais de obras e serviços de engenharia deveriam ser contratadas utilizando a BIM, como esforço para disseminação da tecnologia. Neste ano a foi criada a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling no Brasil, do decreto federal Nº 11.888, de 22 de janeiro de 2024.

Nas contratações públicas a utilização do BIM é reforçada pelo § 3º do artigo 19º da Nova Lei de Licitações e Contratos – NLLC, esta lei tem como objetivo “estabelecer normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas, e fundacionais da União, dos Estados e dos Municípios”.

Além dos requisitos legais que incentivam a adoção da metodologia, como membro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste – COSUD, observa-se a existência de um Acordo de Cooperação Técnica da Estratégia BIM COSUD formalizado entre os estados membros. Nesta Câmara Temática, os representantes do Estado neste tema são servidores do DER-ES, Vitor Santos Martins e André Luis Servino Alvarenga, que se reúnem quinzenalmente com representantes de outros Estados do Sul e Sudeste para alinhamento da estratégia.
 
O que é o evento Espírito BIM
O Evento Espírito BIM, é um evento de disseminação da metodologia focado na implantação do BIM em órgãos públicos com foco nos servidores do DER-ES.
Tivemos 251 inscrições no evento, sendo 72 presenciais, devido à limitação do número de pessoas no auditório. Entre os inscritos constam servidores do DER- ES, representantes de diversos órgãos do Governo do Estado – (SEDH, SETUR, CBMES, PMES, SESPORT, SEP, SEMOBI, SEFAZ, FAPES), funcionários públicos de outros estados e funcionários de empresas de apoio e consultoria do mercado nacional.

O evento contou no primeiro dia, de forma presencial, com palestrantes que são referências nesta metodologia no âmbito estadual. No segundo dia, com transmissão síncrona, contamos com a presença de especialistas com reconhecimento nacional.
As palestras tiveram uma duração prevista de 60 minutos, sendo 40 minutos de apresentação e 20 minutos para perguntas e discussões.

Dia 20/03 (quarta-feira)
Palestra: BIM na Administração Pública
Wal Marques (Especialista em gestão pública com ênfase em cidades inteligentes e BIM. Diretor do Instituto Brasileiro de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis – IBRACHICS)
Ementa:
Ø             Pequeno conceito, grandes resultados
Ø             Siglas e Abreviaturas usadas no BIM
Ø             O BIM na gestão pública
Ø             O que devo saber antes de implantar o BIM
Ø             Exemplos de aplicação de BIM e IA em cidades inteligentes
Ø             Como a IA já está sendo aplicada ao BIM
 
Palestra: ETP de infraestrutura com BIM
Daniel Pereira Silva (Engenheiro Civil, mestre em infraestrutura aeroportuária (ITA), Master Internacional em BIM management. Professor do IFES nos cursos: técnico em estradas e pós-graduação em infraestrutura urbana. Sócio da empresa de consultoria Serpenge).

Nilton Valério Rosa Valadão (Engenheiro civil, especialista em Infraestrutura Urbana. sócio da empresa de consultoria Serpenge).
Ementa:
 
Ø             Abordagem Geral do BIM na Infraestrutura
Ø             Abordagem Geral das Etapas de um Projeto
Ø             Ferramentas BIM
Ø             Abordagem sobre o Autodesk InfraWorks
Ø             Utilização do InfraWorks em Estudos Preliminares
Ø             Estudo de Caso - Implantação do Acesso Sul a Colatina-ES pela BR-259
 
Dia 21/03 (quinta-feira)
Palestra: Implanta BIM
Alexander Rodrigues Justi (Arquiteto e Urbanista, Mestre em arquitetura e urbanismo, atua com BIM desde 2006. Autor de livros sobre softwares para engenharia e arquitetura).
Ementa:
 
Ø             Diferença entre implantação e implementação
Ø             Fases de trabalho e etapas
Ø             Palestra informativa
Ø             Curso de Introdução ao BIM
Ø             Pesquisa de maturidade BIM
Ø             Criação do GTBIM
Ø             Levantamento de informações
Ø             Áreas de pesquisa de informações
Ø             Diagnóstico
Ø             Planejamento Estratégico de Implementação BIM
Ø             Agentes influenciadores para a implantação BIM
 
Palestra: Open BIM
Estefânia Dimitrov (Arquiteta e Urbanista, doutoranda em BIM, com experiência em gerenciamento de projetos, urbanização e planos urbanos. Escreveu o Caderno de Projetos em BIM para a Prefeitura de São Paulo. Atualmente é Gerente BIM e Inovação da empresa Sondotécnica).
Ø             Open BIM
Ø             O que é o open source
Ø             BuildingSmart e OpenBIM
Ø             PDF, IFC, BCF
Ø             ABNT NBR ISO 16739-1:2023 – IFC: Esquema de dados
Ø             IFC e interoperabilidade
Ø             Versionamento x Normalização
Ø             IFC e/ou nativo
Ø             IFC: Classificação e quantitativo
Ø             modelagem X análise
Ø             BCF e fluxo de informação
Ø             Auditoria do modelo
 
BIM no DER-ES / Espírito Santo
 
Ao longo dos últimos anos o DER-ES realizou diversas iniciativas para implantação da metodologia BIM. As iniciativas adotadas auxiliaram na disseminação do conhecimento em BIM para os servidores e entendimento de como a metodologia, quando plenamente aplicada, pode trazer benefícios para as áreas de projeto do DER-ES.

No ano de 2022, foi submetido para avaliação o projeto “Inovando em várias dimensões: Criação de Laboratório BIM (LaBIM) no DER-ES”, sendo este o projeto vencedor da categoria Ideia. A partir da premiação a iniciativa obteve como prêmio a aceleração da iniciativa através de consultorias e orientação para o desenvolvimento e implementação da ideia. Um dos objetivos deste projeto é a realização de um evento de divulgação da metodologia dentro do DER-ES.

O grupo de trabalho para atuação nas demandas que envolvem o BIM estadual é composto pelos membros:

Andre Luis Servino Alvarenga
Brian Egidio Silva Teixeira
Cleide Mara Nunes de Souza
Douglas Delaqua Ferreira
Fernanda Costa de Lima Busato (ex componente)
Franz Hecher Soares
Myllena das Graças Vimercati dos Passos (equipe de apoio)
Pedro Torraca Daemon (ex componente)
Rosiane Lopes Canavese
Vinicius Pandolfi Ribeiro
Vitor Santos Martins

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do DER-ES
Jaldecy Pereira / Flávia Simões / Marília Vieira
(27) 3636-4404 / 99943-7470
comunicacao@der.es.gov.br; flavia.simoes@der.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard