21/12/2016 14h01 - Atualizado em 04/07/2022 15h29

Boletim de impacto das Chuvas no ES

O Governo do Estado continua atuando no monitoramento dos danos causados pelas chuvas e na assistência às vítimas. A maior incidência de chuva nas últimas 24 horas foi no município de Santa Leopoldina, com 32,26 milímetros, mas não houve nenhum dano registrado pela Defesa Civil Estadual no local. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), não há alertas ativos para o Espírito Santo.

No interior do Estado, várias pessoas continuam afastadas de suas moradias nos municípios onde a chuva causou maiores danos. Em Cachoeiro de Itapemirim 501 pessoas estão desalojadas. Em várias rodovias estaduais houve queda de barreiras e de bordos de pista.

Situação dos municípios atingidos pelas chuvas

Colatina

01 família desalojada. Nível do Rio Doce já normalizou.

Muniz Freire

12 famílias desalojadas.

Rolamento de blocos interditaram ES-379 (sem pavimentação) isolando o distrito de São Cristóvão. O DER e a Defesa Civil Estadual estão estudando a desinterdição.

Itarana

Alagamentos e deslizamento de um talude, mas somente danos materiais.

Mimoso do Sul

40 famílias estão desabrigadas e 13 famílias desalojadas.

Rio Novo do Sul

04 famílias desabrigadas e 14 famílias desalojadas.

Alfredo Chaves

02 famílias desalojadas. Queda de barreiras.

Cachoeiro de Itapemirim

169 famílias (501 pessoas) desalojadas, 01 família (2 pessoas) desabrigada. Deslizamentos atingiram os bairros Rubem Braga, Village, Novo Parque, Amaral, Baiminas e Laranjeiras.

Presidente Kennedy

07 famílias desabrigadas.

Jerônimo Monteiro

05 famílias desalojadas e 02 famílias desabrigadas.

Castelo

93 pessoas desalojadas.

Anchieta

20 pessoas desalojadas.

Linhares

02 famílias desabrigadas. Nível do Rio Doce já normalizou.

Ações Realizadas

Orientações

• Em casos de chuvas fortes o mais importante é proteger a sua vida e a de seus familiares. Encaminhe-se imediatamente para um lugar seguro;
  • Fique atento a movimentações de terra. Trincas no chão, inclinação de cercas, postes e árvores podem indicar o início de um deslizamento. Abandone imediatamente sua casa e procure um local seguro;
  • Se houver muita infiltração na casa e acontecer rachaduras nas paredes ou algum barulho estranho, abandone sua residência;
  • Tenha sempre em mãos os telefones da Defesa Civil de seu município;
  • Em caso de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros. O telefone é o 193;
  • Evite as áreas alagadas. Terrenos acidentados, buracos e bueiros abertos, assim como fiação elétrica exposta, podem causar acidentes graves;
  • Ao término da enchente, busque orientação da Defesa Civil sobre o retorno para sua residência. É necessário limpar os locais atingidos por água e lama;
  • Se a sua residência foi destruída durante a enchente, não retorne a construir no mesmo lugar, porque cedo ou tarde pode ocorrer um novo desastre.