O ano de 2015 foi de muitos desafios para o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), assim como para todo o Espírito Santo. Um período de reorganização do órgão, no sentido de avaliar os contratos e obras ao longo de todo o Estado, e de adoção de medidas para que o Espírito Santo tenha uma cartela satisfatória de investimentos em infraestrutura.
Seguindo a linha de ação utilizada pelo Governo do Estado, o DER-ES também adotou uma política de redução dos seus gastos. Considerando 2014 e 2015, comparados os dez primeiros meses dos anos, por exemplo, a queda foi de cerca de 12%, o que representou, aproximadamente, R$ 2.155.750 de economia. “Apesar do ano difícil, tivemos importantes conquistas. Liberamos, por exemplo, os editais de duplicação da ligação entre Cachoeiro-Coutinho, o das obras de ampliação do aeroporto de Linhares e o das intervenções para conclusão da José Sette. Além disso, estamos concluindo a duplicação da rodovia entre Guriri e São Mateus, e vamos iniciar as obras no contorno do Mestre Álvaro”, destaca o governador Paulo Hartung.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) retomou seis obras, com destaque para o reinício da Rodovia Leste-Oeste, que será o novo eixo de desenvolvimento da Grande Vitória e o início da pavimentação da ES 388, no trecho entre a Barra do Jucu e Xuri, na zona rural de Vila Velha. O investimento para a conclusão da Leste-Oeste, que estava paralisada desde 2014, é de R$ 140 milhões. Estão em elaboração no órgão 16 projetos e, só neste ano, foram investidos cerca de R$ 48 milhões em conservação nas rodovias estaduais. Também foram implantados de 16 novos equipamentos de fiscalização eletrônica.
Outras ações em 2015: